Um relato exclusivo da curadora Vanda Klabin sobre seu trabalho na Suite do Casal, assinada por Gisele Taranto
As obras selecionadas para a Suite do Casal no espaço de Gisele Taranto na Casa Cor 2013, expressam um universo muito particularizado de uma intimidade repleta de conotações simbólicas.
A arquiteta Gisele Taranto e a curadora de arte Vanda Klabin em baixo da obra “A perfeição da natureza está na imperfeição dos encaixes” , de Fernando de la Roque – Galeria Artur Fidalgo
A vitalidade do Passante de José Resende no hall de entrada já prenuncia a passagem do mundo exterior uma relação mais intimista na parte mais reclusa do ambiente de uma casa. A ausência de tecnologias domésticas, como a interdição de uma televisão, vai se manifestar a sua presença, na forma conceitual, na obra de André Andrade, que focaliza os bugs eletrônicos ao se apropriar desses lapsos nas transmissões dos sinais da TV, desses staccatos ou obstruções, criando uma espécie de ruído ótico no ambiente.
Na parede: “My name is Mario Cranford / Cocaine in my brain”, de Gais Ama -Galeria Huma Arts Projetcs. Em cima da mesa: Globo da Série “Assim é … se lhe parece”, de Nelson Leirner – Galeria Sivia Cintra +Box4
A presença da tela dourada e em mandala luminosa de Fernado de la Rocque, invoca o erotismo e a sensualidade; o agenciamento de uma delicadeza e de um sutil jogo de encaixes presentes nas esculturas alabastro e ouro de Maria-Carmem Perlingeiro; as tentadoras e ambíguas maçãs de Carlos Zilio; o pulsar dos corpos imersos na água e entrelaçados, em uma quase coreografia, de Daisy Xavier; a desconstrução e o estranhamento dos objetos do cotidiano, seja no tênis AllStar fatiado ou na pedra cuidadosamente costurada no closet do casal de Anna Linnemamnn; as sutis interferências na arquitetura de Frank Lloyd Wright nas quase miniaturas fotográficas de Mariana Tassinari colocadas nos confins de gavetas ; as complexas vibrações cromáticas das Caixas de Sergio Sister e o deslocamento de uma possível conversa entre Platão e o Sol no trabalho de Nuno Ramos; a fina ironia de Nelson Leirner e sua co-autoria na alteração do sentido geográfico dos mapas e capas dos catálogos do Sotheby’s ; os enigmas e transposições nas supreendentes colagens de Gais/ Ama; a realidade transposta em carga poética nas tela-poeminhas de Célia Euvaldo; o conjunto de tee shirts com intervenções de grafiteiros participantes de uma arte da esfera urbana.
“Casa de Frank Lloyd Wright”, de Mariana Tassinari – Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea
“Platão com Sol 89”, de Nuno Ramos – Galeria Anita Schwartz
Esses são os componentes que habitam a suíte do casal de Gisele Taranto, criando uma nova realidade psicológica e visual para esse espaço poético- arquitetônico.