Em sua 5ª coleção desenvolvida com exclusividade para a Artefacto, a designer Patricia Anastassiadis apresenta móveis manufaturados a partir de matérias-primas naturais e atemporais, com inspiração direta na Grécia Antiga.

Premiada internacionalmente, eleita a Designer do Ano em 2021 e arquiteta consagrada no circuito, Patricia Anastassiadis assina a coleção Edition: desta vez, são 12 lançamentos em móveis que vão desde cadeiras, poltronas e peças de apoio aos sofás, mesas e objetos multifuncionais, desenvolvidos com exclusividade para a Artefacto.

“O que extraímos desse período de reclusão e confinamento?”, indaga Anastassiadis, que atua como diretora artística para a marca há cinco anos. “Tivemos uma aproximação maior com os objetos e desenvolvemos uma relação e um entendimento da casa multifuncional – reaprendemos a aproveitar os espaços, buscamos a verdade das pessoas, procuramos entender como será a vida no futuro”.

Sob o título “Psyché” (do grego “psukhē”, significa “respiro, vida, alma”), a Edition 2022 busca “resgatar um momento da história em que a humanidade era capaz de transformar a natureza com equilíbrio e racionalidade por meio de uma conexão intensa. A inspiração na Grécia Antiga vem com muita força por meio da cultura, das referências históricas e das formas – a arquitetura. As pedras naturais entram com força nesta coleção – são materiais atemporais, que resultam em traços precisos. Para os estofados, busquei criar uma relação mais curvilínea e mais solta, composta por elementos mais livres, sempre enaltecendo a simplicidade dos desenhos e valorizando a arte”, explica a designer. Alguns dos destaques em mobiliário são o sofá Eos, as poltronas Nyx e Pollux, a cadeira Daphne (que pode ser plissada ou lisa), as mesas laterais Calliope, Euterpe e Thalia (que remixam rochas naturais com acabamento high gloss) e a mesa de jantar Minos, além de outros móveis emblemáticos como a mesa de centro Midas (construída a partir de pedras naturais e com tampo elaborado em chapa de couro fino) e a ultra-versátil mesa lateral Fylla, composta por três peças sobrepostas em alturas e formatos diferentes. “São peças que tem uma missão para além da ergonomia: quero estimular o diálogo e o convívio entre as pessoas – fundamentos que são a base da civilização grega”.

 

 Acima, Sofá EOS

As linhas do sofá seguem as leis áureas de proporção ao mesmo tempo que criam a leveza e grandiosidade da peça.

 

Acima, Cadeira Living Daphne

Sua concha foi inspirada nos plissados das esculturas femininas da Grécia antiga e é pousada em uma leve estrutura de madeira torneada.

 

@artefactooficialbrasil

@anastassiadis

Serviço

Artefacto

Rua Haddock Lobo, 1405 – Jardins