A Artefacto completa 40 anos neste ano e o palco das comemorações será a Mostra Artefacto 2016, que acontece no primeiro sábado de abril, dia 2, na loja do CasaShopping. Os ambientes foram inspirados no tema ‘Lugares e Desejos’ e esta edição está cheia de novidades em todos os seus sentidos e estilos. Serão 19 ambientes, criados por 24 arquitetos e designers de interiores.

Pela primeira vez a marca aposta em ambientes amplos, três vezes maiores do que as edições passadas, traçando um paralelo entre viagem, arquitetura contemporânea e cultura. Os destinos escolhidos para serem homenageados são: Rio de Janeiro, Bali, Taiti, Key West (EUA), Escócia, Tóquio, Londres, Miami, Saint Barth (Caribe), Irlanda, Capadócia, Bellagio (Itália), Marrocos, Califórnia, Paris, Hamptons, Ilhas Gregas, Capri e Toscana – Villa Petrischio.

Os projetos são assinados por profissionais como Alexandre Cardim, Claudia Santos, Joy Garrido, Leila Dionizios, Monica Gervásio, Paola Ribeiro, Regina Tavora e Vera Miquelotti, Roberta Devisate, Roselli Muller, Duda Porto, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina e Laura Bezamat, Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, Anna Luiza Rothier, Elaine Ramos, Ana Lúcia Jucá, Guilherme Osborne, Jacira Pinheiro, Natalia Paes de Andrade e Simone Meira.

A arquiteta Patrícia Anastassiadis foi convidada para prestar consultoria de estilo e produto para a nova coleção da Artefacto e desenvolveu mais de 28 peças que serão lançadas na comemoração de 40 anos da marca. O showroom da loja do CasaShopping será ambientado com os lançamentos de móveis da coleção 2016.

A marca ainda lança, para celebrar a data, o Projeto “Poltrona Austin”, com curadoria da MacTalents – primeira agência de design scout das Américas, que convidou alguns dos designers mais importantes do cenário atual brasileiro como Leo Capote, Outra Oficina, Rahyja Afrange e Rodrigo Almeida, para interpretar uma peça ícone da Artefacto, a Poltrona Austin. As releituras estarão na Mostra e irão percorrer algumas lojas do país.

Após o lançamento, a coleção seguirá para Miami, onde será leiloada em prol da Brazil Foundation – organização que arrecada fundos utilizados em projetos sociais no Brasil nas áreas de educação, cultura, saúde, direitos humanos e desenvolvimento socioeconômico.

Designers participantes do projeto Poltrona Austin: Ana Neute/Bianca Barbato/ Estevão Toledo/ Marcelo Caruso/Leo Capote/Outra Oficina/Leonardo Bueno/ Rahyja Afrange/Rodrigo Almeida/Rodrigo Ambrósio.

Segundo Paulo Bacchi, CEO internacional da empresa, “mais do que o sucesso, comemorar os 40 anos da Artefacto é homenagear o trabalho feito em equipe. É celebrar este aniversário junto com todos os colaboradores que fazem parte da nossa história. Gente que vence as dificuldades, que supera barreiras, que vibra quando abrimos uma nova loja ou lançamos uma nova coleção. É festejar ao lado de parceiros, arquitetos, designers de interiores, paisagistas e clientes. Gente que esteve e está ao nosso lado durante todo esse tempo. Nosso sucesso está baseado no trabalho em grupo, tal qual uma orquestra. Isso é o mais importante”.