A ArtRio (Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro) apresenta a lista das galerias já aprovadas para a edição 2013. O evento está marcado para acontecer entre 5 e 8 de setembro e vai ocupar os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá. Em sua terceira edição, a feira  conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e rumo a se tornar um dos mais relevantes do mundo. Além do Brasil, a feira terá a participação de representantes de 13 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai.

“Em 2013, nosso foco está na qualidade das galerias, excelência em serviços prestados aos galeristas e visitantes, e uma proposta curatorial concisa e de acordo com o que o mercado brasileiro comporta. Teremos no evento galerias de forte prestígio e relevância internacional, assim como grandes colecionadores estrangeiros e curadores já confirmaram presença. O mesmo esforço que fazemos para atrair as principais galerias do Brasil e do mundo fazemos para trazer os grandes colecionadores internacionais e fora do eixo Rio-São Paulo. O mercado de arte no Brasil está em franco amadurecimento e entendemos que é importante neste momento estimular a formação de novos colecionadores e entusiastas da arte”, indica Brenda Valansi, sócia de Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho na ArtRio.

As galerias participantes foram definidas pelo Comitê de Seleção, formado este ano pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Cecília Tanure (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque – EUA); e Matthew Wood (Mendes Wood DM / SP). O comitê analisa diversos pontos para a definição tanto da participação da galeria como na adequação ao programa. Entre esses pontos estão a relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa, com exclusividade ou não, exposições realizadas ao ano e participação em outras feiras de arte.

Entre as galerias selecionadas para o programa PANORAMA, algumas fazem em 2013 sua estreia na ArtRio como a Gladstone (Nova Iorque / EUA), Marian Goodman (Nova Iorque / EUA, Paris / França), Massimo de Carlo (Milão / Itália, Londres / UK), Pace (Nova Iorque / EUA, Londres / UK) e Victoria Miro (Londres / UK), entre outras.  No programa VISTA, serão 16 galerias apresentando projetos exclusivos, desenvolvidos para a feira. Entre as galerias que participam pela primeira vez da ArtRio estão  Curro & Poncho (Guadalajara / México), Emannuel Hervé (Paris / França), Société (Berlim / Alemanha) e Thomas Brambilla (Milão / Itália).

PROGRAMAS:

PANORAMA

Participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

VISTA

Espaço dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira.

LUPA

Novidade na edição 2013 da ArtRio, o programa vai reunir no Anexo 4 do Píer Mauá cerca de 20 obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou desenvolvidas especialmente para a feira (site-specific). A curadoria deste programa é de Abaseh Mirvali.

SOLO

Sucesso em todas as edições da feira, o Solo estará esta edição no Armazém 2. Os curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra escolheram como linha mestre do espaço a temática da obra Visão do Paraíso, do sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda, publicada em 1959. Serão convidados dez artistas para participar deste espaço.

ARTRIO 2013:

Data: 05 a 08 de setembro (quinta a domingo) – aberto ao público.

Local: Píer Mauá (Armazéns 1, 2, 3, 4, e 5) – Av Rodrigues Alves 10 – RJ

Venda antecipada no site www.ingresso.com. Data a ser comunicada.

www.artrio.art.br

www.facebook.com/artriofeirainternacionaldeartecontemporaneadoriodejaneiro

www.twitter.com/artriofair

Instagram: @artrio_art_br