O Smart City Business America Congress & Expo, considerado um dos mais importantes eventos sediados em Curitiba no ano passado, acontece na capital paranaense pelo segundo ano consecutivo, de 28 a 30 de março. Em 2016, a AsBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná) apoia o evento e traz ainda mais conteúdo ao congresso.

O Fórum “BIM e o Futuro das Cidades”, que tem como objetivo apresentar o uso da tecnologia BIM em projetos e gestão de obras civis, públicas e de infraestrutura urbana, ocorre em paralelo ao congresso principal. A tecnologia BIM representa um banco de informações integrado que pode permitir a consulta a dados da edificação durante todo o seu ciclo de vida. Ele visa a otimização dos processos, desde a concepção dos projetos, passando pela execução da obra, até a gestão durante a vida útil do edifício. Baseado em um modelo 3D paramétrico alimentado com a maior quantidade possível de informações sobre a futura edificação, um projeto em BIM simula a construção antes mesmo de sua materialização, auxiliando, entre outros, na otimização dos custos e na eficiência dos cronogramas de obras.

O fórum terá a participação de palestrantes e apresentação de cases nacionais e internacionais. A AsBEA-PR traz profissionais que apresentam a tecnologia e retratam suas experiências com a utilização no dia a dia da arquitetura e engenharia civil. “É uma oportunidade única para a entidade levantar a discussão sobre um tema tão atual que vem sendo cada vez mais conhecido e utilizado na nossa área, em um evento renomado como o Smart City”, comenta o arquiteto e presidente da AsBEA-PR, Keiro Yamawaki.

Mais de 3 mil participantes são esperados para esta quarta edição do Smart City, que receberá cerca de 40 palestrantes, entre lideranças brasileiras e internacionais, para apresentar diversos temas e experiências de administração pública. Curitiba recepcionará mais de 80 prefeitos de 10 países da América Latina, além de dezenas de CEOs de grandes empresas, para debater de que forma a administração pública e a iniciativa privada podem contribuir para o desenvolvimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Haverá também uma área de 4,5 mil metros quadrados para exposição, com empresas que trabalham com projetos inovadores e tecnologias avançadas compartilhando conhecimentos.

Serviço:

Fórum BIM e o Futuro das Cidades
Smart City Business America Congress & Expo
Data: de 28 a 30 de março
Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido
Programação completa e inscrições: http://goo.gl/koaZrG