A cozinha integrada ao living com pitadas de azul royal é a estrela da casa  neste duplex, localizado no Jardim Oceânico na Barra da Tijuca, assinado pela Beta Arquitetura dos profissionais Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida. 

O projeto de reforma e decoração, em estilo contemporâneo e atemporal, transforma o lar de um casal jovem, apaixonados por gastronomia, em um espaço repleto de elementos de design.

Todos os cômodos foram trabalhados. Foram mantidas apenas as pedras de mármore da cozinha e o piso do apartamento, que já havia passado por uma reforma com o proprietário anterior. Para aproveitar melhor o living, a sala de jantar foi transferida para a varanda, que ganhou uma cobertura na reforma, com vista para a Pedra da Gávea. A cozinha foi integrada, amenizando o peso visual da ilha existente e camuflando uma coluna na marcenaria. Já a área gourmet foi feita do zero: a cobertura dispunha apenas do piso e da piscina.

Na área social foram adotados tons leves, considerando o tom azul de parte dos armários da cozinha, executados pela Lacca Móveis. “Usamos uma laca emborrachada, que previne arranhões”, descreve Bernardo. O restante dos armários foi executado em cinza claro. Painéis em carvalho destacam e setorizam a área da cozinha. Do outro lado, foram usados tijolinhos da Gauss, fornecidos pela Ekko Revestimentos. A marcenaria em laca branca ripada, executada pela Nildo Marcenaria, com nichos ora em laca cinza, ora em folha natural de carvalho, equilibra o jogo de cores, destacando o azul como a cor principal do living integrado. 

 

Na opinião dos arquitetos, o maior desafio do projeto foi a cozinha. Para disfarçar a coluna no final da ilha, ela foi revestida em painéis de carvalho, dando continuidade à marcenaria que cobre também o teto, reveste parte das paredes e camufla as portas. Ao lado da coluna, o espaço foi aproveitado para criar uma cristaleira. Para amenizar o peso visual da ilha já existente, o fundo da bancada foi revestido na mesma laca azul dos armários e o backsplash foi trocado pelo porcelanato Calacatta, da Decortiles, adquirido na Ekko Revestimentos. 

 

Na decoração, destaca-se a seleção de peças assinadas, como a poltrona Vivi, de Sergio Rodrigues; as banquetas Uni, da Misci, de Airon Martin; as poltronas Ioiô, de Gustavo Bittencourt; a tela de Marcio Almeida; e a mesinha componível Jardim, de Jader Almeida.

Na varanda, a cobertura em vidro, com uma estrutura ripada em alumínio para quebrar a luz, possibilitou mover a sala de jantar para este ambiente.

A transformação da cozinha integrada, destacada pela marcenaria com painéis de carvalho nas paredes e teto, mimetizando também uma coluna, e pelos armários em laca azul emborrachada.

Com 100m², a área de lazer, no terraço, já contava com a piscina e piso atuais. “Apostamos em um deck de madeira para amenizar a aridez do espaço, que pode ser usado como banco e floreira”, conta Tânia.

Foi criada uma cobertura para a área gourmet em estrutura metálica, com fechamento em vidro e esteiras de palha, para proteger do sol.

As pedras São Tomé, populares nos anos 80 e 90 no Brasil, foram ressignificadas no projeto, usadas na parede principal da área gourmet. A bancada em porcelanato na cor creme, da Mais Revestimentos, ilumina a composição, com marcenaria executada pela Nildo Marcenaria.

 

Marcenaria da sala da Nildo Marcenaria; Marcenaria da cozinha e painéis em carvalho da Lacca Móveis; Sofá da Way Design;  Poltronas Ioiô, de Gustavo Bittencourt, da Novo Ambiente; Tela de Marcio Almeida, da Sergio Rodrigues Galeria; Mesas de centro e lateral de acervo do cliente; Tapete da Galeria Hathi ; Almofadas Codex Home

Fotografias de Felipe Alvarez

Marcenaria executada pela Nildo Marcenaria

Revestimento em pedra São Tomé natural, do Galpão das Pedras

Churrasqueira da Noox

Bancadas em porcelanato Gardenia, da Mais Revestimentos

Banqueta da Líder Interiores

Cerâmica, cuba e metais da Ekko Revestimentos

Espelho da Líder Interiores

Bandeja da Ekko Home