A arquiteta Bianca da Hora assina projeto de reforma e decoração desse imóvel em Copacabana, sob medida para um empresário que morava em um apartamento de 70m2 em Laranjeiras, mas sentia falta de espaço para receber em casa. Por isso, ele mudou para este apartamento mais amplo, com 115 m2 na altura do Posto 6.
Trata-se de um projeto de reforma total e decoração, onde todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta e 90% da decoração é nova. Apenas alguns tapetes, um sofá (que hoje está no escritório) e uma poltrona foram trazidos da residência anterior.
O cliente queria algo mais despojado com total integração da área social. A arquiteta propôs manter um pilar com o concreto original aparente e projetou uma estante (em metalon preto com painel de madeira e rack em laca cinza) para criar ali uma atmosfera mais jovem. Em bom estado, o piso original em taco foi mantido, mas foi preciso trocar algumas peças, lixar e aplicar um novo sinteco para renová-lo totalmente.
Principais mudanças na planta do imóvel após a reforma: o terceiro quarto que fazia fronteira com a sala foi demolido para ampliar a área social do apartamento e este novo espaço transformado em sala de tv e leitura. Os outros dois quartos foram mantidos, sendo um usado como escritório e outro como dormitório. A cozinha, originalmente grande, foi reduzida para ampliar a sala de jantar e a parede que separava os dois cômodos foi substituída por cobogós.
Na área social, a arquiteta optou por usar tons neutros, como preto, branco e cinza, associados à madeira, deixando as cores mais fortes para os objetos de decoração, almofadas, obras de arte e flores. A nova sala de tv era um terceiro quarto que foi demolido e transformado em sala.
A estante foi desenhada pelo escritório da arquiteta, especialmente para guardar objetos, como taças e os aparelhos eletrônicos, além dos muitos livros do morador.
“Gostamos muito de usar cobogós em nossos projetos e vimos uma ótima oportunidade neste novo trabalho, em particular. Integramos as salas e a cozinha com eles, pois ajudam a criar uma permeabilidade visual, além de facilitar a ventilação cruzada”, explica a arquiteta Bianca da Hora.
O maior imprevisto durante a obra foi uma viga muito grande entre a cozinha e a sala que, se ficasse exposta, tiraria a ideia de integração que a arquiteta queria passar. A solução foi fazer um rebaixamento na área da sala de jantar para criar um nivelamento, com “rasgos” de luz que lembram um pergolado.
Como ponto alto deste projeto, a arquiteta cita a integração dos ambientes, os cobogós e o azul bic nos armários da cozinha. “Gostamos muito de aplicar cores pouco usuais nas cozinhas para trazer um clima de descontração e jovialidade. Neste caso, fomos muito felizes na escolha do azul bic. O cliente aprovou a cor e a ideia desde a primeira apresentação”, conta ela.
Confira as fotos:
Acima, área social: Cadeiras da mesa de jantar, da Way Design; Mesa de centro com tampo em vidro, do Arquivo Contemporâneo; Sofá, poltrona, aparador, mesa de centro preta, lounge chair com banquinho, tudo da LZ Studio; Almofadas, da Cortinaria; Luminária de piso, da Lumini; Tapete azul, da Galeria Hathi; Objetos, da Ekko Home; Obra de arte em tecido do artista Vitor Vieira, da Quadra Escritório de Arte Contemporânea e Quadro preto do artista Alexandre Baltazar, da Quadra Escritório de Arte Contemporânea. A marcenaria foi executada por um profissional escolhido pelo próprio morador.
Acima, cozinha: Armários da cozinha, da Florense Ipanema; Cobogós, da Ekko Revestimentos e Banquetas altas, da LZ Studio.
Acima, Quarto de dormir: Cama e mesa de cabeceira, da LZ Studio; Roupa de Cama, da Cortinaria; Luminária de mesa, da Lumini; Quadros do artista Thainan Castro, da Quadra Escritório de Arte Contemporânea.
Acima, Banheiros: Bancada, da Rubini Marmoraria; Louças e metais, da Deca, da Empporium Frei Caneca; Luminária pendente, da Interpam; Cerâmica azul do box, da Decortiles, da Ekko Revestimentos; Acabamento cimentado, da I Colori de Venezia.
Produção: em função da pandemia, Aldi flosi assinou a produção remotamente, que foi executada pela arquiteta Bianca da hora com o arquiteto de sua equipe, Rodolfo Consoli.
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)