Durante o Design Weekend os alunos e artistas formados pela Escola Politécnica de Milão exibem tapeçarias que trazem uma visão global sobre a brasilidade na 8º edição do evento.
Sempre disruptiva e ressignificando o conceito de arte, a By Kamy reverencia a diversidade cultural na 8º edição da Design Weekend (DW!), que acontece entre os dias 18 e 25 de agosto. A marca apresenta a exposição coletiva Insieme (Juntos), termo em italiano que remete a principal ideia da mostra: unir artistas do mundo inteiro, formados e estudantes do Politécnico de Milão – referência mundial na formação de designers, arquitetos e engenheiros – para traduzirem o Brasil, e assim, conectar vários países por meio das peças que remetam às diferentes culturas, unindo-as. (foto de capa: Obra de Carlota Bellissimo é inspirada na classe trabalhadora retratada nas obras de Candido Portinari)
Reforçando o conceito de By Kamy sem Fronteiras, a marca, que levou um ano desenvolvendo a exposição, instigou o interesse da Escola Politécnica de Milão em fomentar o design brasileiro visto através das percepções de artistas do mundo inteiro. O resultado foi uma joint venture que reuniu duas mentes criativas que curam a exposição: a diretora e designer da marca Francesca Alzati e o experiente professor Arturo Dell’Acqua Bellavits – formado em arquitetura, e um dos fundadores do colégio Politécnico de Design e do curso de PhD em Design de Interiores.
Insieme promove um novo olhar sobre o Brasil, reinterpretado sob a ótica de várias culturas como: Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália, extrapolando o conceito de conectividade. A ideia é valorizar os principais traços locais e suas raízes, celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial, e fomentar a questão: Como o mundo enxerga o Brasil? O resultado, são peças diversas, que representam o lifestyle brasileiro de forma inusitada.
Mais de 300 alunos foram convidados por Dell’Acqua para mostrar a brasilidade e como ela é globalmente por meio desses projetos. A partir da vasta experiência que adquiriu lecionando, o professor orientou e guiou os artistas para desenvolverem obras revolucionárias, que carregam a filosofia By Kamy: ser multiplural e despertar a criatividade em diversos níveis. Ao todo, 15 tapeçarias – incluindo uma de Dell’acqua – foram selecionadas para a exibição.
“Estou muito feliz e orgulhosa de poder trazer uma exposição tão importante como essa para o Brasil. Esse projeto está 100% alinhado à nossa filosofia que trata de arte e design em um universo plural, numa By Kamy sem fronteiras, sendo o primeiro projeto internacional de estilo brasileiro de design, que respeita as diferentes concepções de mundo e valoriza distintos costumes e personalidades.”, explica a empresária e curadora da exposição Francesca Alzati, designer e diretora da By Kamy.