A coluna Design Rio publicou em matéria: “Feita de madeira, com apenas 43 metros quadrados, a obra é assinada pelo arquiteto Thiago Bernardes

Escondida no meio da vegetação de uma residência do bairro do Joá, a capela de 43 metros quadrados precisou ser construída em tempo recorde: em exatos dois meses e meio, o escritório Bernardes Arquitetura desenhou o projeto e colocou de pé o pequeno templo católico. A pressa dos clientes — que não viam a hora de ter no quintal de casa um local para orações — acabou desafiando a criatividade de Thiago Bernardes e sua equipe. Para equilibrar a construção no terreno íngreme sem precisar apelar para soluções de engenharia complicadas e demoradas, optaram pelo mais simples: usaram o conceito de um deque de madeira. O resultado agradou aos clientes e encantou os jurados de um dos maiores concursos internacionais de arquitetura, o Architizer A+Awards, arrebatando o prêmio máximo do júri este ano na categoria edifícios religiosos e memoriais.

Batizado de Capela do Joá, o templo tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima. Vista de fora, ela parece ter sido suavemente “pousada” sobre o barranco. Um dos destaques é a vista paradisíaca do mar. As belezas do projeto, no entanto, só podem ser admiradas pelo público por meio de fotos em sites e revistas especializadas, já que a capelinha é propriedade privada.

— Ela foi pensada para ser uma pequena joia no meio da floresta. É um lugar para meditação — explica Bernardes, acrescentando que o projeto não tem qualquer relação com o estilo da casa principal dos moradores que encomendaram a obra.

Com paredes, chão e teto de madeira, a estrutura foi apoiada sobre duas vigas de aço e tem um único pilar que é, também, a base da cruz.

— Ela foi literalmente pousada ali, sem necessidade alguma de corte ou acerto do terreno. É uma obra limpa, quase um kit de montagem — conta o arquiteto, que arrebatou outro prêmio do júri no Architizer este ano, na categoria residência, com o projeto da Casa Delta, no Guarujá, em São Paulo.”

Fonte: por Simone Candida / Rodrigo Bertolucci / Ludmilla de Lima

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/capela-do-joa-um-pequeno-templo-para-rezar-contemplar-natureza-16044700#ixzz3dRlrIY6g