Conheça os projetos dos escritórios de arquitetura de Rodrigo Ferreira e Bianca Assuf na edição virtual da Mostra de Decoração e Design Casa NaToca, que estreia em 16 de janeiro com o tema “Refúgios”.
Acima, COZINHA por Rodrigo Ferreira Arquitetura
Um dos focos para criar a cozinha de 19m2 da casa principal foi pensar em um espaço onde a família toda pudesse se reunir e preparar as refeições em conjunto, com elementos para agradar pais e filhos. Na ilha central, há uma lousa na altura certa para estimular a interação com Ben e Cora. E ao longo de todo o projeto de marcenaria (Salamonde Marcenaria), o arquiteto Rodrigo Ferreira incluiu tablados retráteis – basta puxar para criança subir e ficar na altura da bancada. Os tampos em pedra sintética (Cozendei Mármores e Granitos) são resistentes, práticos, e não mancham. Na parede, o tecido emborrachado e impermeável foi desenvolvido especialmente pela designer Juliana Pelegrinello, que pesquisou a fauna e a flora da Patagonia para desenvolver a estampa. Repare na cadeirinha infantil de alimentação: parece um balanço, mas é fixada no teto com cabo de de aço. Pra decorar, muitas prateleiras para colocar as plantinhas (vasos da Selvvva), livros e potes para organizar os grãos. “Pati e Gustavo compram produtos orgânicos no mercadinho local, a granel, e armazenam em potes de vidro. Aqui não há plástico”, explica Rodrigo. O projeto privilegiou as cores azul, amarelo e terra, em harmonia com a paisagem. O espaço tem direito ainda a uma varanda, sobre um deck de 9m2, com mesa apoiada em um carretel e muitas plantas e temperos.
Parceiros: @Cozendei: mármores e granitos, bancada, tampo; @julianapelegrinello: tecidos nas paredes; @salamonde: armários; @selvvva: prateleiras, cachepôs e suportes de plantas.
Acima, Quarto do Ben Bianca Assuf e Mandarine
Ben, de 3 anos, é o dono do pedaço de 12m2, com área para brincar, ler e dormir. A arquiteta Bianca Assuf desenhou uma estante leve e assimétrica, com direito a módulo em forma de casinha/foguete e baús divertidos, com rodízios, para armazenar os brinquedos. Tudo isso ao alcance do pequeno, o que torna a tarefa de organizar parte da diversão e também um incentivo para que a criança participe nas tarefas do dia a dia. A cama com trama azul na cabeceira e nos pés, da Triete, leva cor ao ambiente, assim como o verde das mesas e cadeiras da mesma marca. O enxoval, papel de parede, pôsters e caixas forradas, tudo da Mandarine, trazem um mix de estampas geométricas, além de retratar os animais da região, a data de nascimento do Ben, mapa, selos e imagem de rosa dos ventos fazendo referência ao estilo viajante e aventureiro da família. Ben tem ainda uma mini oficina mecânica (Coelho na Lua). A arquiteta tirou partido dos materiais simples e rústicos, deixando a estrutura aparente de madeira, criando um mezanino com lugar para arte, pintura e exposição de desenhos, e também um canto de leitura com nicho para relaxar, junto ao janelão – atividade que Ben adora.
Parceiros: @triete_ateliedemobiliario: cama, mesa de cabeceira e mesa com cadeiras; @coelhonalua: objetos decorativos, oficina mecânica, tapetes, cestos.
Sobre a Mostra Casa NaToca 2021:
A versão online vai partir de uma casa de verdade… na Patagonia Chilena! O lugar é onde a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao. No dia da estreia, às 16h, o casal fará uma Live exatamente neste local, no Instagram @casanatoca, para contar e mostrar como é tudo por lá. Até o o dia 11 de abril, o visitante também vai poder “percorrer” os 25 projetos 3D da mostra, por tour 360 graus, no site www.casanatoca.com.br, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.
Esta é a quarta edição do evento organizado pelas jornalistas Simone Ratzik e Isabela Caban e a designer Cristiana Barreto. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.
@casanatoca – www.casanatoca.com.br
De 16 de janeiro a 11 de abril de 2021 – Visitação grátis