CONHEÇA OS PROJETOS DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA DE THAYNÃ FORNACIARI & FERNANDA ZIERMANN E SUZANA AZEVEDO NA EDIÇÃO VIRTUAL DA MOSTRA DE DECORAÇÃO E DESIGN CASA NATOCA, QUE ESTREOU NESSE ÚLTIMO SÁBADO (16), COM O TEMA “REFÚGIOS”.
Acima, BRINQUEDOTECA por Estudio Minca + Hauzz Estudio Criativo
A imagem que se tem do ambiente de 20m2, criado pelas arquitetas Thaynã Fornaciari e Fernanda Ziermann, é o de uma grande caixa de madeira clara, ripada, com visual limpo. Há três níveis diferentes, mas todos conectados por sacadas, escadas e escorregas, revestidos de pinus com diferentes texturas e tramas, desenhando um efeito visual dos mais interessantes. Uma grande pintura de árvores e animais típicos da região, assinado por Juliana Bernabó, cobre uma das paredes. No térreo, a ideia foi deixar o espaço mais livre para as brincadeiras. É ali que ficam os móveis da minicozinha, composteira e jardinagem – lançamentos do Estúdio Minca, marca de Thaynã. No segundo nível, tem a estação de “pesquisa/laboratório” para os pequenos desbravarem os materiais “catados” nas redondezas, como folhas e pedras. De lá, um grande escorrega em curva desemboca numa piscina de almofadas em forma de folhas. Em cima, fica o convite à observação e ao relaxamento. Por uma rede protetora, dá pra ver (e se jogar) os espaços embaixo, e ainda o céu, através da claraboia. “A gente queria dar a percepção de que tudo está inserido dentro do mesmo universo orgânico e fluido. Procuramos expressar isso no layout, onde os ambientes se conectam e a brincadeira se espalha por toda parte”, conclui Fernanda.
Parceiros: @estudio.minca: minicozinha vintage, estação de jardinagem e conjunto de atividades/escrivaninha; @julianabernabo: painel artístico de parede
Acima, ATELIÊ DA PATI por Suzana Azevedo Arquitetura
A arquiteta mineira Suzana Azevedo imaginou um espaço “em branco”, sob medida para ser tingido com pigmentos naturais extraídos de frutas silvestres, folhagens e flores catadas na região. Tudo isso vai se transformar, ali, em matéria prima para experimentações de tingimento natural de tecidos, o hobby da dona da casa. A música (vitrola e discos de vinil), a leitura (livros empilhados), a fotografia (câmera antiga) e a própria natureza são inspirações para as criações, que se espalham pela mesa e o aparador, ambos desenhos de Suzana. O estilo de vida sustentável da família também foi levado em conta na escolha de cada objeto: há as cestas e velas artesanais (veganos) da Doce Alba, as peças em 100% algodão da Hygme e os ladrilhos hidráulicos, feitos por um pequeno produtor em Minas Gerais (em uma fábrica original de 1920). Repare que a paginação do piso (Arte em Ladrilhos) faz alusão ao traço dos povos originários do Chile, representando a Cruz Mapuche, que significa “eternidade”. Alguns materiais também referenciam essa ancestralidade indígena da região, como o trançado das palhas, as rústicas arandelas e colheres de madeira. Para aquecer, há o calefator e mantinhas em tricô (Hygme). “O espaço faz um verdadeiro convite ao slow living, e reverencia as práticas artesanais”, conclui Suzana.
Parceiros: @dolcealbaconcept: cestos, porta velas, espelho, banquetas e mesa lateral @hygme: manta, almofadas, cesto, pantufa; @arteemladrilhos: ladrilhos hidráulicos.
Sobre a Mostra Casa NaToca 2021:
A versão online vai partir de uma casa de verdade… na Patagonia Chilena! O lugar é onde a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao.
Até o o dia 11 de abril, o visitante vai poder “percorrer” os 25 projetos 3D da mostra, por tour 360 graus, no site www.casanatoca.com.br, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.
Esta é a quarta edição do evento organizado pelas jornalistas Simone Ratzik e Isabela Caban e a designer Cristiana Barreto. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.
@casanatoca – www.casanatoca.com.br
De 16 de janeiro a 11 de abril de 2021 – Visitação grátis