Conheça os projetos dos escritórios de arquitetura ESTÚDIO NOZ e Paula Neder & Coletivo PN+ na edição virtual da mostra de decoração e design casa natoca, que estreou nesse último sábado (16), com o tema “Refúgios”.

Acima, OFICINA DE AVENTURA por Estúdio Noz

Uma sala dedicada aos esportes da região – rafting, pesca, ciclismo, caminhadas. Aqui as arquitetas Emilia Martins e Talitha Ribeiro buscaram reunir os quatro elementos da natureza no ambiente de 23m2, representando diferentes tipos de aventura. A escolha dos tons de cerâmicas usadas na parede e no piso (azul) fazem alusão ao encontro entre água e ar – e uma referência ao rio Futaleufú, que dá nome ao vilarejo. A lareira acende o fogo, que surge ainda na parede, com a madeira queimada, no tratamento carbonizado. A terra aparece com o mountain bike, muito comum nas montanhas da Patagonia. O projeto conta ainda com uma oficina e a bancada multiuso,  desenvolvidas pela Pavô, além de um balanço, criado pela Maria Florzinha. E repare: a rede no mezanino se conecta com o ambiente vizinho, do Homeschooling. “Depois de extravasar muita energia com as atividades esportivas, há um espaço dedicado a aliviar as tensões, em tom mais zen, perfeito para a prática de ioga, atividade que a Pati adora”, conclui Emília. E sabe as lindas fotografias expostas? Levam assinatura de Gustavo Zylbersztajn.

Parceiros: @lojapavo: aparadores, banco, bancada multiuso, bandejas; @redehorizontal: rede no mezanino; @ateliermariaflorzinha: balanço, pendentes, mandalas e adornos artesanais. Fotografias de @gustavozylbersztajn

 

Acima, LOFT FAMÍLIA por Paula Neder e Coletivo PN+ (Carol Stratmann, Eduarda Wilhelm, Elise Penedo, Larissa Mogilewsky, Natasha Pinto, Paula Brunet e Stephanie Pita)

A maior cabana de hóspedes (65m2) vai receber uma família de grandes amigos de Pati e Gustavo, apaixonados pelo Mapu. Segundo Paula Neder e o coletivo PN+, João é biólogo, especialista em hortas orgânicas e phd em olericultura, a cultura de verduras e leguminosas em climas frios. Dani é praticante de ioga e designer de jóias, moldadas com resíduos da natureza. Eles são os pais de Maria, 16 anos, que toca violão e percussão. E, mais recentemente, de Heitor, um bebê temporão de 4 meses. Foram para a Patagonia trabalhar na pesquisa e desenvolvimento das hortas, que vão abastecer a propriedade e a vizinhança. Desenhada essa história, o projeto contempla uma confortável sala de estar, com a mesa de centro como apoio para os trabalhos com colares, pulseiras e brincos de Dani. A de jantar é lugar de longas refeições, mas também atende aos estudos de Maria, que serão à distância durante esse período. Na cozinha compacta e prática, lançamento da Romanzza, a família se diverte preparando as iguarias. Tudo é integrado e aberto para o deck, que funciona como um estar a céu aberto. O quarto do casal tem o cantinho do pequeno Heitor, separado por uma cortina de linho (Trama casa), com berço e cômoda. Já o mundinho particular da adolescente é acessado por uma escada móvel, que leva ao mezanino, com direito a varandinha. Tudo com toques de verdes, azuis, amarelos e um rosa velho. Os papéis de parede são lançamento da Occre e tapete da galeria Hathi.

Parceiros: @arquivocontemporaneooficial: sofá modular, poltronas, mesa de jantar e cadeiras, escrivaninha e cadeira, móveis área externa; @occre.design: mesa de centro, vasos de madeira, papéis de parede; @romanzzahometijuca: armários e prateleiras de cozinha, quarto e banheiro; @studio_lia: macramês, arco-íris, almofadas para bebê; @galeriahathi: tapetes; @tramacasa: cama de vime,  roupas de cama, almofadas, cortina, cesto.

 

Sobre a Mostra Casa NaToca 2021:

 A versão online vai partir de uma casa de verdade… na Patagonia Chilena! O lugar é onde a modelo Pati Beck  e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn  estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao.

Até o o dia 11 de abril, o visitante vai poder “percorrer” os 25 projetos 3D da mostra, por tour 360 graus, no site www.casanatoca.com.br, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.

Esta é a  quarta edição do evento organizado pelas jornalistas Simone Ratzik  e Isabela Caban e a designer Cristiana Barreto. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.

@casanatoca – www.casanatoca.com.br

De 16 de janeiro a 11 de abril de 2021 – Visitação grátis