O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta, a partir de hoje,  14 de abril, a exposição inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, com 119 obras de 68 artistas, pertencentes à magnífica coleção do casal carioca, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Nos últimos anos, Andrea e José Olympio constam na lista publicada anualmente pela prestigiosa revista ARTnews como um dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo.

O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line (eventim.com.br), controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.

 

Acima, Adriana Varejão – Azulejaria com incisura vertical_1999  óleo sobre tela. Foto Romulo Fialdini

Acima, Jaider Esbell – De onde surgem os sonhos 2021 – Foto: Rafael Chvaicer e Ana Viotti.

O conceito desta mostra chama a atenção para a importância do colecionismo no Brasil. “Arte é o alimento da alma, ela amplia o mundo, te leva para lugares, te leva a sonhar. O colecionismo é fundamental, além de sustentar a produção artística, é também uma forma de cuidar das obras, uma grande responsabilidade”, diz o casal, que começou a coleção na década de 1980 de forma despretensiosa, estudando e visitando exposições e leilões de arte. Hoje, possuem cerca de 2.500 obras. “Temos na coleção somente trabalhos com os quais estabelecemos alguma relação. Pode ser uma obra que nos toca ou nos perturba, mas que mexe de alguma forma conosco. Poder expor a coleção é um privilégio para nós. É uma oportunidade de dividir a coleção com o grande público, de rever algumas obras e de vê-las em diálogo com outras, ganhando um novo significado”.

Acima, Laercio Redondo. Carmen Miranda uma ópera da imagem

Acima, Laura Lima – Auto retrato com veneno – 2004 – Foto: Romulo Fialdini

O curador Raphael Fonseca foi convidado a pensar uma narrativa para a exposição a partir da coleção. A mostra ocupará as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ a partir de núcleos temáticos, com obras de importantes artistas, de diferentes gerações, cobrindo um arco de 40 anos de arte contemporânea brasileira. A exposição conta com obras em diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia. “A ideia é que o público veja cada sala como uma exposição diferente e que tenha uma experiência distinta em cada uma delas. Os contrastes e a diversidade da arte brasileira serão visíveis a partir da experiência do espectador”, afirma Raphael Fonseca.

Acima, Lucia Laguna – Jardim, n. 31- 2015 – Foto: Eduardo Ortega – cortesia Fortes DAloia Gabriel

Acima, Marina Rheingantz – Costela de Adão – 2013 -óleo sobre tela Eduardo Ortega cortesia. FortesDAloia Gabriel

Sem seguir uma ordem cronológica, a exposição traz desde trabalhos produzidos em 1981, como a escultura “Aquário completamente cheio”, de Waltercio Caldas, e a fotografia “Maloca”, de Claudia Andujar, até a pintura “De onde surgem os sonhos” (2021), de Jaider Esbell, mais recente aquisição da coleção. Obras raras, como pinturas de Mira Schendel (1919 -1988), produzidas em 1985, também integram a mostra, que apresenta, ainda, obras pouco vistas publicamente, dos artistas Jorge Guinle, Laura Lima, Marcos Chaves e da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.

Acima, Waltercio Caldas – Aquário completamente cheio – 1981 – Foto: Miguel Rio Branco.

 

A exposição será acompanhada de um catálogo, que será lançado ao longo da mostra.

  

Serviço: 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira

Abertura: 14 de abril de 2021, às 12h

Exposição: até 26 de julho de 2021

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3808.2020

De quarta à segunda, das 12h às 18h.

Agendamento on-line: eventim.com.br  

Entrada franca

Produção: Tisara Arte Produções Ltda.

 

Perfil nas redes sociais:

Instagram: @expo_Col.JoseOlympio

Facebook: @expoColecaoJoseOlympio