A partir do conceito autossustentável empregado no modo de vida caipira, o designer Bruno de Carvalho definiu e limitou os materiais da sua nova coleção de móveis, para que fossem usados e aproveitados em seus limites, deixando assim o tempo e os artesãos como protagonistas da linha.

Em homenagem ao avô materno do designer, a Coleção João – composta de cadeiras com e sem braços, poltronas e banqueta, possui detalhes que fazem a diferença,  como o encontro dos perfis estruturais, que representa a materialização da memória, a trama caipira que resgata a valorização do tempo e o encosto em camurça  que valoriza a proporção nos mínimos detalhes.

“Comecei a pensar nesta coleção após visitar uma das fábricas que faz os meus produtos. Na ocasião, notei que um lote de perfis de madeiras tratadas e cortadas, todas com 2,5×2,5cm, eram as mesmas madeiras usadas para as poltronas quadradas. O fabricante havia me explicado que, para otimizar a produção e o aproveitamento da madeira, seria mais inteligente adiantar estas partes do processo da quadrada, o que me pareceu um exagero num primeiro momento. A partir daí, comecei a pensar em uma coleção que pudesse aproveitar estes mesmos perfis, encurtando assim o tempo de estocagem destas madeiras. A palavra aproveitamento continuou latente quando comecei a pensar nos assentos e depois nos encostos. Me dei conta que o uso do couro em tiras nos diminui bastante a perda da pele e, neste mesmo raciocínio, limitamos as cores dos couros dos encostos a quatro opções. O nome da coleção é João em homenagem ao meu avô materno, com que passei a maior parte da infância no campo, observando ele cultivar a terra e tirar o máximo de proveito dela. Acredito que minha alma caipira tenha falado alto nesta coleção”.  complementa Bruno de Carvalho.

 A coleção João está disponível nas lojas da Novo Ambiente do Rio e São Paulo:

  • Rio de Janeiro / Barra da Tijuca: CasaShopping, bloco L, loja A. Tel. (21) 3325-2529
  • Rio de Janeiro / Ipanema: Rua Redentor, 4. Tel. (21) 2513-2255
  • São Paulo / Jardins: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 683. Tel.: (11) 3062-3351