Fundada em 2008 pela arquiteta Amélia Portela, a Ecoplace é uma empresa especializada em projetos e instalações em madeira plástica. Material produzido a partir de resíduos industriais, a madeira plástica oferece soluções de arquitetura sustentável para diferentes tipos de construção e tem na Ecoplace uma referência em representação e  instalação. Altamente durável e ecológico, o material tem aspecto muito semelhante ao da madeira, é antiderrapante e traz diferentes cores e texturas. “Quando conhecemos o produto, procuramos apresentá-lo a arquitetos e designers e desenvolvemos novas aplicações, demos nomes e formatamos”, conta Amélia.

Hoje o principal uso da madeira plástica é em deques. Nesse campo, a Ecoplace é responsável pela construção de grandes projetos como o dos quiosques da orla de Copacabana, em parceria com Índio da Costa, além de projetos residenciais que têm em média 50 metros quadrados. Outro destaque foram os deques do Casa Cor 2011, que criavam a passagem entre os vários ambientes externos no casarão em Botafogo. Entre os próximos desafios, estão o deque das áreas de convivência do COB (Comitê Olímpico Brasileir0), com mais de 500 metros quadrados com jardins e bancos, e a introdução no mercado de um novo material, o WPC, compósito de madeira natural que conta com 70% de madeira de demolição e 30% de plástico virgem.

Muito usado nos Estados Unidos e Europa, o WPC esquenta menos do que a madeira plástica e é muito leve. Em contrapartida, a madeira plástica é totalmente impermeável e tem junções mais discretas entre as placas. “É um material que incentiva as pessoas que querem trabalhar com ideias sustentáveis. A madeira plástica pode significar o fim dos aterros sanitários. Trabalhando com esse conceito, repensamos toda a estrutura da empresa, tentando trabalhar sempre de forma a gerar menos impacto ambiental e social”, conta a arquiteta. Entre os garndes parceiros da Ecoplace estão arquitetos como Hélio Pellegrino, Carlos Alberto Carneiro e Paula Neder, com quem fizeram o primeiro prédio totalmente revestido em madeira plástica, na Barão da Torre, em Ipanema. Confira alguns projetos na galeria de fotos.

ECOPLACE::

www.ecoplace.com.br

21 2237-8310 / 2237-8328

contato@ecoplace.com.br

Fotos de Divulgação