A Clark Art Center vai receber de 22 de fevereiro, sexta-feira, até 17 de março, 15 móveis e objetos icônicos da marca portuguesa Corque Design. Considerada pela crítica internacional especializada como a mais importante da atualidade em pesquisa, criação e produção de peças de design sustentável em cortiça, a marca, dirigida pela designer portuguesa Ana Mestre, conta com uma coleção de produtos assinados por conceituados designers portugueses. Entre eles, além da própria Ana, Fernando Brízio, Toni Grilo, Sofia Dias e Pedro Silva Dias.

Trabalhando pela segunda vez sob o mote curatorial “Design Cork Innovators” (exibido durante a Semana do Design em Nova Iorque em 2011), a diretora artística da Corque apresenta, no Rio, no andar térreo da galeria que fica no bairro de Botafogo, um manifesto artístico e conceitual que analisa a relação entre o design de produto português e a problemática da sustentabilidade centrada na cortiça e na floresta de sobro. As peças em exposição, como pufes, aparadores, poltronas e mesas, ilustram o manifesto.

A ideia de apresentar a marca aos cariocas na exposição “Corque Design Rio” partiu dos designers Alessandra Clark e Nuno Franco de Sousa, à frente da Clark Art Certer e da Mameluca Design, e faz parte do calendário oficial de eventos que celebram o Ano de Portugal no Brasil.  Alessandra, neta de Lygia Clark, é também esposa de Nuno, nascido em Portugal. “Queremos mostrar através desta exposição uma imagem atualizada de Portugal, um país onde há ideias e profissionais capazes de deixar uma marca no mundo a partir de uma proposta de conscientização e eco-eficiência”, ele conta.

A Corque Design foi fundada em 2009 no ateliê lisboeta Susdesign e produz todas as peças em cortiça (“cork”, em inglês), matéria-prima vegetal natural, não tóxica, renovável e durável feita a partir da casca do Sobreiro, um tipo de árvore encontrada na região sul de Portugal. “A extração da cortiça acontece a cada nove anos, sem a necessidade de cortar a árvore. Todo o processo é manual e de baixíssimo impacto ambiental, pois a margem de desperdício e o consumo de recursos energéticos são mínimos. Por outro lado, depois de processada industrialmente, a cortiça é um material extremamente versátil e adaptável ao design de produto, podendo assumir diferentes texturas, da natural até a versão granulada, passando por compostos aglomerados ou expandidos”, explica Ana.

Por enquanto, quem quiser comprar os produtos da Corque tem que se dirigir aos atuais pontos de venda da marca: Lisboa, Porto, Los Angeles e no MoMa Design Store de Nova Iorque e de Tóquio. Mas a Mameluca está negociando com a marca para representá-la comercialmente no Rio, na própria Clark Art Center, até o final deste ano. Confira as peças na galeria de fotos.

EXPOSIÇÃO “CORQUE DESIGN RIO”

Local: CLARK ART CENTER (Rua Teresa Guimarães, 35 – Botafogo).Tel.: 2531-1837

Coquetel de inauguração: 22 de fevereiro (sexta-feira), às 18h.

De 22 de fevereiro a 17 de março (entrada gratuita)

De 5ª a domingo, das 10h às 21h.

Fotos de Divulgação