As arquitetas Cristina e Laura Bezamat, do escritório Bezamat Arquitetura, finalizaram a primeira etapa do projeto de decoração desta cobertura linear no Humaitá de 180 m2, que contemplou a área social de 90m2. Cristina e Laura desenvolveram um projeto para todos os ambientes do imóvel, mas, com a chegada do bebê, num primeiro momento, o restante do projeto precisou ser temporariamente interrompido e precisou ficar restrito à área social.

      

Os moradores, um casal jovem, na faixa dos 35 anos, ela trabalha em e-commerce e ele na área de tecnologia,  com dois filhos pequenos: um menino de quatro anos e uma menina de sete meses, queriam uma decoração versátil para ser adaptada em outro imóvel futuramente, além de moderna para refletir a personalidade e o modo de viver do casal.

Trata-se de um projeto de decoração com pequenas alterações de reforma (iluminação, instalação elétrica e pintura). O piso em porcelanato, por exemplo, foi mantido, que teve em seu tempo total de execução, entre reforma e decoração, 6 meses.

O único incômodo no projeto eram os dois pilares embutidos na parede principal do living. Como essa é justamente a parede de destaque quando se entra no imóvel, as arquitetas camuflaram os pilares pintando a parede de cinza grafite e colocaram na frente deles uma extensa estante executada em serralheria, com nichos e prateleiras em madeira. Na opinião das arquitetas, o ponto alto do projeto, que elas definem como contemporâneo com pegada urbana,  é a estante que domina o living e abriga todo o equipamento de áudio/vídeo da família.

Como os moradores solicitaram um projeto com pegada urbana, associada ao dia a dia na área tecnológica onde eles atuam profissionalmente, as arquitetas elegeram cores neutras e intensas. À paleta dos cinzas de intensidades diferentes, acrescentaram verde militar, azul marinho, couro caramelo e madeira freijó.

Gostamos muito do resultado geral onde, com pouca intervenção de obras, alcançamos um resultado acolhedor e coerente com o estilo de vida da família. Além disso, gostamos muito da estante que, ao ocupar toda a parede, criou um forte impacto visual quando se entra no living”, conta Cristina Bezamat.

Acima, poltrona Macal, da Novo Ambiente; almofada da Stillo Rio; mesa de apoio Jardim, assinada por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo; vasos do Studio Grabowski, da Rosa Kochen e da Ekko Home e quadro da artista plástica Cássia Aresta, da Sérgio Gonçalves Galeria. Paisagismo, da Orvalho.

Acima, sofá Capadócia, do Arquivo Contemporâneo; estante metálica com marcenaria, da Pluri.

Acima, poltrona Pitu, assinada por Aristeu Pires e  mesa de centro Teca, assinada por Jader Almeida, ambos do Arquivo Contemporâneo.  Tapete da Casa Júlio Tapetes; luminária de piso Bauhaus, assinada por Fernando Prado, da Lumini;  gravura da Sergio Gonçalves Galeria e cortina em linho branco da Cortinaria & etc.

Acima, cadeiras Dia, assinadas por Jader Almeida e mesa de jantar Arestas, assinadas por Leandro Garcia, ambos do Arquivo Contemporâneo.  Fotografia da Sergio Gonçalves Galeria; par de vasos, da Ekko Home; aparador Chan, assinado pelo designer Jader Almeida e pendente Cionero, da Ângulo Design.

Acima, abajur Aya, da My Lamp e mesa lateral Tarsila, do Arquivo Contemporâneo.

 

Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio.