Por Julyana Oliveira/ casavogue.globo.com

Autocad: iniciante ao avançado:  o curso oferecido pelo Learncafe e lecionado pelo professor Thiago Oliveira Cancella explica como manipular o software Autocad. Desde a introdução até o método avançado, o passo a passo é dividido em 15 aulas.

Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental em Edificações: a Unieducar oferece o curso Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental em Edificações, no módulo gratuito são ofertadas quatro horas de aula que incluem temas relevantes como Importância e contexto do estudo arquitetônico; Planejamento urbano e instrumento de gestão das cidades; Desempenho das edificações sob a ótica de seus usuários. 

Gestão e Gerenciamento de Obras: o Ginead oferece o curso de Gestão e gerenciamento de obras grátis. Com 35 horas, as aulas ensinam desde como montar um orçamento até executar o planejamento. Após a realização do curso, o aluno pode optar por emitir o certificado que custa R$ 37,90.

Curso Grátis de Indrodução à Acessibilidade Arquitetônica: este curso de Introdução à Acessibilidade Arquitetônica, do Iped, ensina sobre leis e normal de acessibildade, como aplicá-las corretamente e até as medidas corretas. A versão grátis inclui 12 aulas.  

Cidades Inteligentes: aprenda como os dados e as informações afetam o design, a sustentabilidade e a resiliência das cidades futuras. O curso é oferecido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, o ETHZ, e dividido em 10 semanas, com 720 horas de aula. Disponível apenas em inglês.  

Arquitetura Romana: a descrição do curso de Arquitetura Romana lecionado pela Yale indica as aulas para pessoas apaixonadas por viajar e que desejam descobrir o poder da arquitetura que molda a política, a sociedade e a cultura. Com 55 horas de aula, o curso é oferecido apenas em inglês. 

A imaginação arquitetônica: aprenda os princípios fundamentais da arquitetura – como disciplina acadêmica ou carreira profissional – estudando alguns dos edifícios mais importantes da história. O curso é oferecido em inglês pela Harvard e dividido em 10 semanas de aulas. 

Modelagem 3D realista: oferecido pelo Indian Institute of Technology Bombay, o curso ensina como criar modelos 3D realistas usando a ferramenta gratuita e de código aberto Blender. Lecionado em inglês, as aulas são divididas em quatro semanas.

Interpretantdo a arquitetura da Ásia: a Universidade de Hong Kong apresenta neste curso o valor da arquitetura asiática e como preservá-las para as gerações futuras. Disponível apenas em inglês, o curso é dividido em seis semanas. 

Sustentabilidade na arquitetura: a Universidade Politécnica de Valência apresenta neste curso grátis os elementos e tendências que definem as práticas de sustentabilidade na arquitetura atual. Com uma abordagem interdisciplinar, as aulas avaliam o desempenho de políticas urbanas. Disponível em inglês e dividido em quatro semanas de estudos. 

Modelagem 3D: também oferecido pelo Indian Institute of Technology Bombay, o curso ensina a transformar desenhos arquitetônicos 2D em 3D. As aulas são divididas em quatro semanas e lecionadas em inglês.

Arquitetura japonesa moderna: explore os principais elementos da arquitetura japonesa moderna de 1868 a 1945. O curso é lecionado em inglês pela Tokyo Tech e dividido em cinco semanas de aula.