Com 130 metros quadrados, o apartamento no Flamengo ganhou uma roupagem clássica com toques contemporâneos nas mãos da arquiteta Dalia Tamler. Os proprietários, uma senhora e seu filho já adulto, pediram a mudança total do layout da residência. “Levamos o apartamento ao chão e como a obra foi muito pesada, com a criação de dois novos banheiros, por exemplo, fizemos escolhas de materiais com qualidade, mas com preços acessíveis. Tínhamos somente uma suíte e um quarto e agora temos 3 suítes, sem deixar de ter espaço e conforto”, conta a arquiteta.
A escolha da base branca para todos os ambientes se deu porque os clientes selecionaram móveis escuros, mas queriam ambientes neutros, já que possuem muitas coleções e objetos de decoração. Na sala de estar, a estante e os armários são da Bontempo e os móveis, da Edno Interiores, e as persianas, da Degrau. Já na sala de jantar até o mobiliário é branco. “Normalmente num jantar a mesa tem tantos objetos coloridos, como taças, pratos e até a própria comida, que o branco cria um clima gostoso para as refeições”, explica Dalia.
No projeto de iluminação, foi destacado o pé direito alto da construção, que é antiga, com rasgos feitos para cima. O gesso foi usado para resolver algumas diferenças de altura, pois havia rebaixos de lajes em algumas áreas.
O quarto com a base cinza é do filho adulto. Como ele é colecionador de cds, foram planejadas estantes especiais para caber todos os 2 mil títulos, que acabaram fazendo parte da decoração do ambiente. No quarto da mãe, base clara para que ela pudesse abusar das cores na roupa de cama, que aliás, foi colocada em uma posição não muito convencional. “Colocamos a cama embaixo da janela, mas a cliente adorou! Uma cabeceira inteiriça na base da janela faz o embasamento da cama e deixa o ambiente super aconchegante”, afirma a arquiteta.
“O décor, feito em parceria com Flávia Baldaque Guimarães, tem um estilo ao mesmo tempo contemporâneo e clássico, porque apesar de tudo clean, temos objetos, pinturas e tecidos bastante marcantes. Quanto ao layout, foi uma remodelação total, os vizinhos nem acreditam que trata-se do mesmo prédio”, finaliza Dalia.
[nggallery id=521]
Fotos: Renata Missagia