Em sua segunda edição, a Decora Lider cruzou o Atlântico e foi buscar inspiração em terras italianas. Comemorando o ano da Itália no Brasil, a Lider Interiores escolheu o país do Salone Internazionale del Mobile como tema para a mostra de 2011. A partir de 16 de junho, estarão expostos na loja os 23 espaços criados por 29 grandes nomes da arquitetura, decoração e paisagismo cariocas.

O design italiano, as divas do cinema da Cine Cittá, as villas de veraneio na costa do Mediterrâneo, as cores da bandeira, a história do país e até mesmo a arquitetura de cidades como Siena, Milão e Veneza serviram como referência para salas de estar, jantar, livings, home theaters, quartos de solteiro e de casal. Entre os profissionais que participam da mostra, nomes como André Piva, Roseli Muller, Ronald Goulart, Junior Grego, Leila Dionizios, Luiz Fernando Grabowsky, Paola Ribeiro e Carmem Mouro.

Leia tudo sobre cada espaço e veja as fotos de alguns ambientes da mostra.


Os ambientes da Decora Lider Rio 2011

Sala de Estar – Paola Ribeiro
Um living com história. Foi essa a ideia principal de Paola Ribeiro para a o seu espaço. Para tanto, a arquiteta dispôs muitos livros nas estantes e fotografias de monumentos de monumentos da Itália nas paredes. Tecidos escuros, papel de parede, couro e madeira compõem o ambiente. Os destaques ficam por conta do Sofá Pleno, em linho preto, e da estante formada por quatro modulados. Duas mesas de centro conjugadas com pufe e a chaise 081 completam a sala.

Living – Roseli Müller
Um refúgio na Toscana. Essa foi a temática escolhida pela arquiteta Roseli Müller no projeto do Living na Decora Lider. A ideia era transformar o ambiente em uma sala de um casale em Siena. Para isso, todas as paredes foram pintadas com a técnica trompe l´oeil para dar a sensação de estar em uma casa antiga com paredes desgastadas pelo tempo e com a “tijoleira aparente” em alguns pontos. Um verdadeiro clima toscano. A sala foi dividida em três ambientes: uma pequena área de leitura, ambiente de estar com lareira e ambiente de refeições. Móveis artesanais, sofá em linho e acabamentos em madeira de demolição fazem parte de uma seleção sofisticada do espaço.

Sala – Gorete Colaço
Uma sala italiana com ares cariocas. Esse foi o tom do projeto assinado por Gorete Colaço. Em uma brincadeira entre a maneira descolada de viver no Rio e a tradição da aristocrática Veneza, a arquiteta mescla sofás em tons de bege, poltrona com estofado que lembram corais e móveis com inspiração retrô, como a cômoda Bombê. Uma grande luminária em tecido e correntes merece destaque e dá o toque inusitado ao tema escolhido por Gorete.

Quarto do casal – Ronald Goulart e Junior Grego
A clássica cena de strip tease que Sophia Loren faz para Marcello Mastroianni, no filme ‘Ontem, hoje e amanhã’ foi o ponto de partida para Ronald Goulart e Junior Grego criarem seu quarto. Inspirada na bela atriz, a dupla buscou dar ao ambiente um ar de sofisticação, sedução e erotismo. O contraste de matérias e tecidos rústicos e luxuosos são uma característica forte no espaço. O piso de madeira encontra o espelho veneziano, os lustres de cristal e objetos espelhados. Marcenarias especiais, boiseries, rodapés altos e uma lareira moderna completam o cenário do quarto. Dois lançamentos da Lider estão neste espaço e merecem atenção: a cabeceira capitonada e a lareira, que serve de enfeite, caso não esteja frio suficiente para ligá-la.

Quarto do Jovem Automobilista – Rose Duarte
A Ferrari como tema principal, para evidenciar a paixão do adolescente pelo automobilismo. Este foi o ponto de partida para o espaço da arquiteta Rose Duarte. Com isso em mente, foram utilizadas as cores preta, amarelo, vermelho e o branco para equilibrar o ambiente. O mobiliário foi escolhido de modo que o espaço tenha um ar jovial, masculino e moderno, não esquecendo as necessidades básicas de um rapaz. As poltronas com um design arrojado, a cama com a lateral amarela, o armário com as portas em espelho, os pufes, a colcha e as almofadas complementam o projeto, dando um movimento na decoração. Os tapetes valorizam e definem as áreas.

Sala de jantar – André Piva
Através do mix rústico, com uma bossa sobre as cores da bandeira da Itália, o arquiteto André Piva realizou a sala de estar e jantar, que nomeou como Italiani Stripes. A mesa Inova em madeira de demolição, as poltronas anos 50 e a estante Multifuncione Imbuia garantem a harmonia de estilos no ambiente. Para criar uma atmosfera pop, Piva usou e abusou das listras nas cores vermelha, verde e branca, presentes nos detalhes do mobiliário e tapetes, além de dar um tom divertido homenageando a Itália na bandeira brasileira.

Sala de TV – Roberta Nicolau
A arquiteta Roberta Nicolau procurou trazer aconchego para toda a família na criação da Sala de TV. O conforto também foi pensado na escolha dos tons neutros do ambiente e no sofá modulado de canto para otimizar o espaço. A sofisticação, porém, não é deixada de lado. Um painel de madeira contrasta com a laca com brilho pérola dos móveis. E o tapete, em grandes proporções, quase como uma forração, dá charme e aquece ainda mais a sala.

Quarto do Jovem Casal – Tatiana Lopes
O Quarto do Jovem Casal representa a praticidade e comodidade necessária nos dias de hoje. Com elegância, Tatiana Lopes criou um ambiente que é, além de um quarto de dormir, um estar íntimo, onde é possível assistir televisão, ler e trabalhar. A disposição da cama, estante e escrivaninha permitem a perfeita circulação no ambiente. Os revestimentos em madeira e laca, em tons de bege, dão um ar clean ao quarto. Já o sofá revestido em linho e a enorme cama com muitas almofadas garantem o clima acolhedor. Para finalizar, armário com portas de espelho ampliam e criam uma sensação de leveza.

Varanda – Carmem Mouro
O paisagismo de Carmem Mouro emoldura a varanda no exterior da mostra com cores e frescor. O projeto foi pensado para os apartamentos atuais, com varandas próximas às dos vizinhos. Carmem trouxe uma solução charmosa e criativa no uso de um deck e uma instalação vertical feita em peroba e aço corten com aplicação de plantas epífitas, que germinam sobre cascas de árvores. No espaço será apresentada a linha de móveis externos da Lider. Com design italiano, a nova linha outdoor faz parte da coleção de 2011.

Quarto de hóspedes – Leila Dionizios
Leila Dionizios transformou o quarto de hóspedes em um ambiente muito acolhedor onde os convidados podem ter autonomia, sem incomodar seus anfitriões. A solução encontrada pela arquiteta foi a realização de um painel suspenso em massa, que remete a madeira para dividir o espaço em dois ambientes: escritório e dormitório. O elemento, junto com a seleção de móveis e a escolha de tons neutros, trouxe leveza e amplitude para o cômodo.

Sala de Jantar – Cristina Bezamat e Laura Bezamat
Com a proposta de criar um ambiente multiuso, aconchegante e contemporâneo, as arquitetas Cristina Bezamat e Laura Bezamat dispensaram a tradicional disposição da mesa de jantar e optaram por um sofá em couro charuto que confere ao ambiente mais informalidade e conforto. Para acentuar a versatilidade do espaço, também foram instaladas prateleiras em laca branca em uma parede que criam a biblioteca do morador.

Vitrine Tempo Avanzato – Leonardo Gandolpho
A Itália que alia a tradição ao design de vanguarda. Esse foi o ponto de partida para a concepção do espaço de Leonardo Gandolpho. Para tanto, foi desenvolvido o projeto de uma vitrine em que peças clássicas fazem uma linha do tempo, onde é mantido o mesmo desenho, porém com a proposta futurista dos diferentes tipos de revestimentos. O destaque maior fica para a cadeira Pandou que traduz a atualização do móvel, através do design original do Sr. João da Mata.

Espaço de Almoço – Paula Neder e Alexandre Monteiro
Um ambiente acolhedor, convidativo e descontraído. Essa foi a proposta de Paula Neder e Alexandre Monteiro para o Espaço de Almoço. Para isso, foram combinadas cores alegres porém sofisticadas com peças de design, inspiradas na elegância de Rossana Orlandi, uma das galeristas mais respeitadas de Milão. Ganham destaque no ambiente os aparadores Toscano (de desenho contemporâneo), as cadeiras (Áurea na cabeceira e Neo na lateral), o sofá em tom de hortênsia, e a mesa dupla com base Orquídea.

Escritório do Estilista – Moises Veriato
Inspirado em Milão, cidade que dita as principais tendências de moda e decoração do mundo, Moises Veriato criou o Escritório do Estilista. Móveis em padrão ebanizado deixam o ambiente sofisticado e atemporal. Destaque para as poltronas Coconut, em tecido xadrez, seguindo a tendência de moda inverno.

Quarto dos avós – Ana Raquel Oliveira
A proposta do projeto foi traduzir o clima aconchegante, charmoso e elegante da cidade de Roma, e com isso trazer conforto e requinte para o casal de avós. Os espelhos em bronze, o papel de parede com arabescos e cores como o verde água, Fendi, bege e dourado foram combinados a tecidos nobres. A cômoda Bombê em laca branca, mesas de cabeceira espelhadas e um pendente de cristal na cor âmbar traduzem a sofisticação do ambiente.

Living com sala de jantar – Luiz Fernando Grabowsky
Projetado para ser a principal área social da casa, Nando Grabowsky explorou bem o pé direito alto do ambiente, com uma grande estante, cortinas e pendentes para a iluminação. A proposta do arquiteto foi mostra que, ao integrar living, home theater e sala de jantar, o aproveitamento do espaço é melhor. Móveis contemporâneos de linhas simples e retas equilibram o uso de materiais quentes e frios, texturas e brilhos, espelhos e vidros com madeiras e laca nas cores da bandeira da Itália. O vermelho está presente na mesa de jantar, na mesa lateral e nas poltronas Egg; o verde, no pufe de couro e as banquetas em laca. Já a cortina, reúne as três cores.

Home Theater – Carlos Hansen e Luiz Fernando Redó
Tendo como conceito básico e fundamental o conforto, Carlos Hansen e Luiz Fernando Redó criaram um ambiente acolhedor, onde é possível sentar ou deitar para ver um filme. As cores suaves do entorno não interferem na imagem que está sendo vista na tela e destacam o sofá em L na cor coral. Além disso, uma poltrona giratória e quatro pufes formam, junto com o móvel baixo onde se apoia a TV, o mobiliário do ambiente. A mesa de centro espelhada, o papel de parede em tom de mel, as almofadas e quadros completam o espaço.

Home Theater – Marilene Galindo
Um ambiente voltado para a família, onde pudesse receber os amigos para uma animada seção de filmes e shows foi a proposta de Marilene Galindo para o Home Theater. A designer usou cores neutras como bege, marrom e cru, proporcionando uma atmosfera íntima e acolhedora. O destaque do ambiente fica por conta da madeira de demolição que reveste a parede da TV, e do sofá retrátil e reclinável que garante conforto ao espaço. Para completar com funcionalidade, Marilene utilizou a bancada Berman, móvel que tem a função de aparador, bufê e bar.

Sala de estar e jantar – Andrea Duarte e Guilherme Osborne
Inspirados no jeito alegre das casas de veraneio italianas, os arquitetos Andrea Duarte e Guilherme Osborne criaram um ambiente claro, leve e descontraído, para receber amigos, em clima de festa. Dois sofás de linho, com quase dois metros e meio de comprimento cada, e grandes estantes de madeira são os destaques do espaço. Mesas de couro, composições de baús e poltronas complementam e dão mais charme à decoração. Além disso, um tapete sisal une a sala de estar à sala de jantar.

Quarto da adolescente golfista – Lya Magalhães
Os móveis em laca pérola de alto brilho trazem elegância e aconchego ao quarto. Bancos e pufe com tons de lilás doam cor e complementam o ambiente, junto com o tapete cuja forma geométrica lembra bolas de golfe. As escrivaninhas combinam estudo e diversão para a adolescente. A chaise longue adiciona conforto e despojamento. No fundo, o painel com iluminação tem fotos dos maiores campos de golfe da Itália.

Quarto de vestir – Patrícia Almeida
Criar um espaço que une clássico e moderno, masculino e feminino. Essa foi a proposta de Patrícia Almeida para o quarto de vestir do casal. Harmonia, estilo, moda e tecnologia foram as palavras de ordem utilizadas pela arquiteta para criar um espaço intimista, confortável e acolhedor, respeitando o perfil de cada morador. Aproveitando ao máximo as paredes com armários sem porta, o acabamento que lembra a textura e a suavidade de um tecido faz do ambiente uma verdadeira vitrine, deixando expostas todas as peças do vestuário. O espaço conta também com um programa de computador que faz as combinações das roupas, facilitando a escolha na hora de se vestir.

Pátio Roma – Guilherme Portugal
Um lugar aconchegante, com móveis modernos e detalhes que lembrem um recanto italiano. Assim é o pátio criado por Guilherme Portugal. São dois ambientes: no primeiro, um estar com sofá, duas poltronas e um banco; no segundo, um espaço de jantar com mesa para quatro pessoas, com aparador em madeira de demolição e dois pufes. Para dar um ar italiano, dois decks em madeira plástica wisewood, pedrisco e vasos de barro com plantas. Na parede do fundo, uma pintura de tijolos de demolição.

Sala multiuso – Anderson Macedo e Fernanda Mancini
Com a intenção de criar um ambiente que atenda a diversas situações, Anderson Macedo e Fernanda Mancini criaram a sala multiuso, usando linhas retas e cores neutras. Uma estante confeccionada com nichos, painéis, espelhos e módulos baixos correr por toda a extensão da parede principal. O sofá em L funciona como um divisor de ambientes e atende tanto a área de jantar, quanto a de estar. A mesa de centro espelhada e um aparador em laca branca ajudam a compor o ambiente, que tem ainda uma mesa de jantar com tampo de vidro.

Decora Lider
De 16 de junho a 16 de dezembro de 2011
Segunda das 12 às 22h, terça a sábado das 10h às 22h, domingos de 15h às 21h.

Entrada gratuita.

Lider Interiores – Av. Ayrton Senna 2150 / Bloco I, lojas E e F. Barra da Tijuca.
Tel. (21)2499-7537 / (21) 33258694.
www.liderinteriores.com.br