Durante quatro dias (11 a 14 de fevereiro), a cidade de Vitória, Espírito Santo, recebeu milhares de pessoas atentas ao momento transformador que o design traz para a indústria de pedras naturais. A exposição Brazilian Stones Original Design, que mostra o uso de rochas naturais, além de pisos, paredes e bancadas, é uma iniciativa de promoção atrelada ao Projeto Brasil Original Stones, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

 Acima,  a arquiteta e designer Etel Carmona: escolha do mármore Raffaello da  Brasigran Granitos para o design da luminária “Frasco”. 

Com intuito de promover a indústria nacional de rochas ornamentais e apresentar a grande variedade de uso para as pedras naturais fabricadas em solos brasileiros, a exposição reuniu 22 designers e 16 empresas dispostos a darem novo significado aos mármores, granitos e quartzitos. A tecnologia de ponta empregada pelas marcas possibilitou aos profissionais criarem peças já tradicionais na decoração e composição de ambientes, como mesas, poltronas, aparadores e luminárias, porém pensadas de maneira inovadora e com formatos que surpreendem pela ousadia no trabalho e pelas possibilidades de aplicação das pedras naturais na sua confecção.

 Acima, o arquiteto e designer Leonardo Lattavo da Lattoog:  mesa de centro “Planos” – com três tampos que parecem flutuar e que podem ser dispostos de maneiras diversas/  em parceria com a PBA Stones.

Para Reinaldo Dantas, presidente da ABIROCHAS, a presença dos profissionais brasileiros e estrangeiros tem um importante significado para a associação e destaca o design como um resgate do espírito desenvolvimentista, aprimoramento e modernização da indústria importante significado. “ A criatividade e o olhar artístico dos designers, aliados ao domínio técnico das empresas, refletem a singularidade das pedras naturais”, comentou.

Acima, a arquiteta e designer  Noemi Saga:  mesa de centro “São Paulo”, produzida em Nevada Black da Cajugram Granitos e Mármores

A exposição, que contou com a curadoria da arquiteta e designer Vivian Coser, aconteceu durante a Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair I Marmomac Latin America. “O nosso objetivo é fazer com que o setor se renove e incorpore o trabalho do designer e arquiteto como parte do processo de expansão da indústria de rochas ornamentais”, diz Vivian.

Acima, o arquiteto e designer Rodrigo Jorge: fruteira/ em parceria com a Rio Marmores Marmoraria

Já Roberta Britto, gestora de projetos da ABIROCHAS, falou sobre o sucesso da exposição e a sinergia entre o criativo e o conhecimento técnico. “Mais uma vez esse momento superou as nossas expectativas com a adesão de 22 designers,  sob a curadoria da Vivian, e a integração de 16 empresas. Para a ABIROCHAS está muito claro que a agregação de valor do setor de rochas ornamentais passa pela incorporação do design. Para as próximas edições, esperamos ter cada vez mais empresas e profissionais participantes para que possamos difundir, no Brasil e em outros países, a beleza da rocha ornamental materializada em produtos de design assinado, seja em pequeno ou grande escala”, finaliza Britto.

Acima, o arquiteto e designer Estevão Toledo: Poltrona “Estone” / parceria com a Natural Inspiration Magban.

Acima, arquiteta e designer Natália Scarpati: Espelhos “Orbe” / parceria com a Margramar Sufaces

Acima, o arquiteto e designer Rodrigo Ohtake: / Poltrona desenvolvida em parceria com a Qualitá Sul Revestimentos.

Acima, o designer Ricardo Freisleben:  Mesas Leeven em tampos usinados de granito São Gabriel e bases de madeira queimada (técnica japonesa Shou Sugi Ban)/ em parceria com a Marbrasa Mármores e Granitos.

Acima, designer Nino Bauti: Banco “Amytis” pensado para ser um mobiliário urbano de grandes cidades, mistura o aspecto contemporâneo e a resistência do granito Branco Alpha Flamedo, com as plantas para criar uma espécie de “Oásis”/ parceria com a Granos Granitos

Acima, o arquiteto e designer Luciano Dalla Marta: Banco “Recorte” em quartzio Blue Nebula/  em parceria com Monte Negro Granitos e Ronaldo Encinas Studio

Acima, designer Ludson Zampirolli: Cubas esculpidas em blocos maciços do Mármore Enigma, da Gramazini Natural Stones, integradas pelo projeto Truffles Collection 2020

Acima,  o designer Luciano Santelli:  Mesas Quartz, em quartzito Green Peace/ em parceria com a Brasigran Granitos. As mesas usam linhas sinuosas e leves num contraponto à força e brutalidade da rocha.

Acima, a arquiteta e designer Claudia Prado:  Mesa “Infinito”, feita em parceria com a Granipex Group

Acima, a arquiteta e designer Roberta Banqueri: Mesa papilada com o quartzito branco diamente, de Diamantina -MG, em parceria  com a Imetame Natural Stones.

Acima, a Poltrona Archetype do arquiteto e designer Giorgio Buonaguro:  peça feita com o quartzito Anthracite e encosto de couro, em parceria com a Granduvale Mineração.

Acima, Mesas Hago  do designer Bruno Faucz, em parceria com a Quartzblue Natural Stone.

Acima, Mesa Lateral  “Ettore”  do arquiteto e designer  Arthur Casas: em parceria com a Brasigran Granitos, Arthur optou pelas pedras naturais Emerald Green, Raffaello e Via Appia para o design de sua mesa.

Acima, Mesa –  do arquiteto e designer Guto Requena: escolha do mármore dolomítico Raffaello da Brasigran Granitos.

 Acima, Fruteira  –  do arquiteto e designer Ivan Rezende: escolha do material Raffaello da Brasigran Granitos

Acima, Mancebo StandBy – designer Claudia Moreira Salles: escolha de rocha natural Vitória Régia/ parceria Brasigran Granitos.

 

Acima, Mesas “Cava”  da arquiteta e designer Ana Neute: escolha do mármore Caravaggio para sua obra, em parceria com a Brasigran Granitos. Um ponto do tampo de mármore curva-se delicadamente para dar origem ao pé de formato cilíndrico no mesmo material.

Acima, Reinaldo Danta, Roberta Britto, Flávia Milanez e Vivian Coser