No último domingo, dia 18, foi dado o start para mais uma edição do Design Weekend. Com uma programação repleta de encontros, exposições, lançamentos e instalações, o maior festival urbano de design da América Latina vai agitar a cidade de São Paulo até o dia 25 de agosto.
Idealizado por Lauro Andrade Filho, também diretor da High Design, e com co-curadoria das jornalistas Lúcia Gurovitz, Marianne Wenzel e Winnie Bastian, o DW! 2019 reafirma o compromisso em promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Os três primeiros Ao todo, mais de 300 atividades ocorrerão em mais de 130 endereços, compreendendo palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.
Confira alguns highlights desta ediçao:
Feira na Rosenbaum: Em espaço inédito, o Anexo da Galeria Millan, a feira (de 18 a 25 de agosto) chama atenção para a ressignificação de materiais ao exibir as cocriações de 15 designers convidados. Entre eles, Paola Muller, Evelyn Tannus, O Designer Artesão e Montageart. O time promete usar os descartes de seus próprios trabalhos para produzir luminárias que farão parte de uma instalação na entrada do evento. R. Fradique Coutinho, 1416
O MUCA – Museu das Cadeiras Brasileiras – desembarca pela primeira vez em São Paulo, por meio da Eliane Revestimentos. Originalmente situado em Belmonte, na Bahia, o museu conta com um acervo riquíssimo de diferentes épocas do design nacional. A exposição na Casa Brasil Eliane apresenta 29 destas icônicas peças, incluindo obras de Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Carlos Vergara, Etel Carmona, Fernando e Humberto Campana, e Sérgio Matos.
Distribuídas pelos dois andares da Casa, as criações foram dispostas por meio da cenografia de Alexandre Brunato e direção de arte de Estevão Toledo – curador da mostra, junto com o designer Zanini de Zanine.
O acervo está aberto ao público entre os dias 19 e 24 de agosto. Entre segunda e sexta, das 9h às 20h, e no sábado, das 9h às 13h. Nesta edição do DW!, o espaço também representa o HUB do Jardins e reúne uma programação intensa de talks. Endereço: Av. Brasil, 526
Lumini: O tempo, a geometria e o equilíbrio foram os conceitos básicos usados pelos arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian ao criar a Duna (acima), terceira luminária desenhada pela dupla e a primeira em parceria com a Lumini. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1441
F.Studio: Entre as novidades do trio, destaque para o tapete Palimpto (acima), em parceria com a By Kamy. A peça nasce de fragmentos de tapetes existentes que dão origem a novos desenhos – uma alusão aos palimpsestos, pergaminhos que, após serem raspados e polidos, eram reaproveitados. MADE (Pavilhão da Bienal)
O Theatro São Pedro, localizado no centro de São Paulo, recebe a exposição O Design Visita o Teatro de Sandra Arruda. A instalação representa uma oportunidade única para apreciar as obras de diferentes momentos da designer em um cenário tão especial; um teatro centenário, considerado uma das mais importantes casas de ópera do Brasil.
Sandra propõe ao espectador a reflexão acerca do perfil do design, entre o handmade e o industrial. “Deixo o questionamento: a beleza está mais representada no rigor técnico ou na imperfeição do que é feito à mão?”, provoca.
Em horários específicos, a exposição conta com visitas guiadas e encontros com especialistas debatendo a conexão entre música, arte e design. Na agenda, há também um passeio arquitetônico pelos bairros Baixo Higienópolis e Barra Funda.
O Design Visita o Teatro fica aberto entre os dias 20 e 23 de agosto, das 15h às 18h. Você pode encontrar mais informações na matéria exclusiva sobre a exposição. Endereço: R. Barra Funda, 171
Ambiente de Roberto Cimino e Nelson Amorin na Modernos Eternos 2019 (Divulgação/Casa.com.br)
Entre dias 10 e 25 de agosto, a Modernos Eternos ocupa um dos pontos mais emblemáticos da cidade de São Paulo: o Mosteiro de São Bento, construído em 1912.
Pela primeira vez no local, a mostra, com curadoria de Sergio Zobaran, traz ambientações, exposições, ocupações e intervenções criadas por 20 profissionais de todas as regiões do Brasil.
Como uma das premissas do evento, desde a sua criação, é o estilo mix and match, o percurso capricha nos ambientes que ousam ao combinar peças contemporâneas, arte popular e obras de tema religioso, que fazem parte do acervo da ordem beneditina e revelam fragmento da história do prédio.
O evento também abriga talks sobre decoração, arquitetura, arte e história. Na matéria especial sobre a mostra, além de mais informações, você também confere uma galeria com todos os ambientes e obras de arte expostos. Endereço: Largo de São Bento, 48
Os visitantes da BOOMSPDESIGN serão surpreendidos por dez mil folhas de papel pendentes no teto do fórum. Criada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects – escritório com base em São Paulo e em Oslo, na Noruega –, a instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, se apropria da arquitetura do Lounge da Bienal, onde o evento acontece, e segue como referência a cenografia de Dogville (2004), filme de Lars Von Trier.
As folhas já foram usadas por renomados escritórios de arquitetura como material de trabalho, onde a ideia da obra é justamente ressignificar o recurso. Em uma segunda área do projeto, os visitantes podem pegar um material semelhante e levar para casa como lembrança. A BOOMSPDESIGN ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto. Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
As borboletas do lighting designer Ingo Maurer envolvem o visitante no showroom da FAS Iluminação. A luminária La Festa delle Farfalle é a estrela da exposição, que tem projeto assinado pelo próprio alemão e a equipe. A peça é composta por 34 borboletas, uma libélula, três lâmpadas e LEDs integrados.
Logo ao entrar, o público é recebido por um túnel em referência aos casulos do inseto. O ápice da experiência sensorial acontece no primeiro andar, onde diversas luminárias preenchem o espaço e criam a sensação de que borboletas voam pelo local.
A instalação está aberta entre os dias 19 e 24 de agosto – de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado, das 10h às 14h. Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413