A convite da Manjabosco Decor, Marina Linhares apresenta a transformação de uma casa abandonada, com referências no trabalho das designers gaúchas Heloisa Crocco e Ines Schertel

Uma pequena casa da família semiabandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida do novo livro da designer de interiores Marina Linhas, “Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa”. A convite da Manjabosco Decor, em parceria com a Editora Olhares, a decoradora apresenta o processo de criação da obra para convidados em encontro online, na quinta-feira, 29 de outubro, às 17h. Neste link, você pode ter um raso mergulho nessa imensidão de surpresas que é o livro: https://editoraolhares.com.br/janela/artigo-marina-linhares/.

 

Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. Em sua passagem pelo estado, a decoradora visitou o ateliê da designer Heloisa Crocco e seu acervo de madeira em Porto Alegre, viajando também para os campos de São Francisco de Paula, onde a designer Inês Schertel produz suas peças com lã das ovelhas criadas em seu sítio. 

A obra conta com a coautoria do fotógrafo Ruy Teixeira, que registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto. A edição também conta com a colaboração da escritora Noemi Jaffe, que enriquece os sentidos do livro com um texto que transita entre a poesia e a filosofia, além de refletir, junto com Marina, sobre o universo da casa ‘em permanente construção’, assim como pontua o livro com poesias sobre a casa, o morar e o decorar.

Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas sua potência se eleva ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações.

”Esse livro está me fazendo resgatar o que gosto de verdade. A memória afetiva e a transformação.  A vontade de estar junto com a família, de um jeito mais calmo, com menos interferência. Gostaria de atingir novos arquitetos e decoradores, para que eles percebam que fazem não somente casas, mas lares em que as pessoas precisam estar contempladas ali dentro. A protagonista desse livro não sou eu, mas a casa e a vista que ela tem para a Serra da Bocaina. Quero que os leitores sintam os cheiros e vejam as cores dos lugares por onde estive”, destaca Marina Linhares.

 

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa 

236 páginas

23×29 cm

Editora Olhares (www.editoraolhares.com.br)

Preço de capa: R$ 375