A Revista O Globo publicou em reportagem: “Um dos detalhes mais curiosos deste projeto do arquiteto Rodrigo Barbosa é a quantidade de reformas que ele já fez no imóvel.

— Foram três vezes, para pessoas diferentes. Era um apartamento de quatro quartos originalmente, mas que transformei em dois a pedido de um novo morador. Agora, a planta passou a ter cinco quartos — conta ele, que foi escolhido por ter sido o arquiteto das reformas anteriores. — Os moradores atuais são um casal (ele, belga; ela, brasileira) com uma filha pequena. Eles recebem muita gente de fora e precisavam de mais espaço para hospedar as visitas.

A reinvenção para este duplex, de 300 metros quadrados, em Ipanema,’tem na escada a espinha dorsal do projeto’, segundo o arquiteto. Antes enclausurada, ela agora é escultural, atravessando os andares e refletindo a luz, que se multiplica graças a detalhes como a instalação de espelhos, a criação de uma claraboia aberta na laje do edifício e a escolha de tons de branco para a decoração.

— O guarda-corpo é de vidro, o que dá mais leveza aos espaços. Uma brise separa o ambiente social da sala de jantar (que também tem espelhos) e do estar, que surgiu depois que fechamos a varanda. Esses panos de espelho são usados na marcenaria e na caixa da escada com o propósito também de trazer a paisagem externa da Lagoa e da praia para o interior — explica. Um dos pedidos mais importantes para os donos era que o estilo fosse praiano, o que para eles significa ser alegre, e iluminado. Barbosa partiu então do piso de mármore piguês branco, que permeia todo do apartamento, fazendo contraste com detalhes da marcenaria em peroba-do-campo”. Leia mais no jornal O Globo.

Fonte: O Globo/ Revista O Globo/ 02/04/17