Na rua João Moura, uma das mais importantes vias de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, um novo empreendimento comercial se destaca por conciliar a preservação do patrimônio arquitetônico local a uma nova edificação comercial.Projetado pela Kruchin Arquitetura, o Edifício Edith Blumenthal mantém a frente de um conjunto de casas, preservando a imagem tradicional da rua e a escala do pedestre a partir da manutenção das fachadas e varandas. Os planos frontais também foram preservados voluntariamente, sem tombamento incidente. Ao mesmo tempo, atende a escala da cidade em um bairro cada vez mais adensado, e as necessidades de uma sociedade mais tecnológica ao dispor de elevadores e vagas de garagem para veículos elétricos.
“O projeto teve o cuidado de se contextualizar ao entorno. Ao lado da nova construção há uma vila do começo do século, e por isso buscamos a manutenção de traços da cidade antiga sem deixar de atender as necessidades da cidade contemporânea”, afirma Samuel Kruchin, arquiteto titular do escritório e responsável por projetos de restauro como o Palácio da Justiça e outros que combinam construções históricas e novas construções, como o complexo de uso misto Praça Pamplona.
A generosidade e o cuidado do edifício com o entorno também estão nos acessos e áreas comuns, com um jardim à frente e um espaço para o verde ao fundo, e nos brises desenhados especialmente para o projeto como uma espécie de renda, associando-o simbolicamente a um saber brasileiro. Para o público da edificação há um amplo terraço que permite a criação de um solário, em uma área de convivência bastante ampla.
Por fim, todos os planos do edifício se voltam para áreas livres, e as lajes protendidas permitem uma versatilidade muito grande de layout, reforçando que não se trata de um edifício confinado.
https://www.kruchin.arq.br
Edifício projetado pela Kruchin Arquitetura concilia fachadas antigas a novo volume contemporâneo
