A proposta para este apartamento de 120 metros quadrados na Delfim Moreira foi transformar os três quartos em apenas dois, ampliar a sala e fazer uma cozinha integrada para o cliente solteiro e sua filha. Para isso, Carolina Escada e Patrícia Landau, da Escala Arquitetura, elaboraram uma planta de reforma que excluísse os antigos corredores do apartamento, que ganhou características de loft. Todos os ambientes são bem integrados com o sistema de porta de correr. “Assim, quando as portas estão abertas, os ambientes se integram completamente. Inclusive utilizamos o mesmo piso para todos esses ambientes, o que reforça essa sensação de integração. O piso em tecnocimento é da Ekko Revestimentos”, conta Carolina.
A marcenaria foi executada por Antonio Carlos de Freitas e a parte de áudio e vídeo pelo Josias Studio. Um dos recursos utilizados no projeto foi o uso de espelhos de maneira estratégica. “Aplicamos três espelhos : um em cada lateral da parede do sofá para dar a sensação de que a parede é um painel solto no meio da sala e outro na parede oposta. Assim ficou um espelho em frente ao outro junto as janelas, o que ampliou a vista e fez parecer que o apartamento é bem maior”, explica ela. Segundo as arquitetas, outro detalhe interessante do projeto é que ao quebrar a parede do quarto para ampliar a sala foi preciso colocar um pilar de sustentação da laje bem no meio do ambiente. A partir desse pilar foi desenvolvida uma estante vertical de livros que acabou fazendo a diferença no ambiente.
O apartamento tem todas as paredes em branco neve a pedido do cliente, que gosta de tudo bem claro e sem muita informação de cor. “O projeto de iluminação foi feito pela La Lampe. O morador queria uma luz indireta no ambiente de estar e luz mais forte na mesa de jantar. Então o teto foi rebaixado na parte do ambiente de estar na mesma largura da parede principal onde fica o sofá, recurso que deixou o espaço mais intimista. Neste teto foram feitas duas sancas laterais”, finaliza Carolina.
[nggallery id=360]