O escritório de design Quadradão foi o escolhido para desenvolver o projeto de sinalização do novo museu do Instituto Moreira Salles em São Paulo. A escolha foi feita após processo de concorrência de que participaram também os escritórios CLDT, Hardy Design, Oz Design e ps.2.

A concorrência aconteceu em duas etapas. Na primeira, foi feita uma análise de portfólios de 16 escritórios e escolhidos os cinco que participariam da segunda fase. Os escritórios pré-selecionados receberam, em dezembro de 2014, uma carta-convite. Em janeiro de 2015, foi realizada uma reunião de briefing com as equipes de designers, os arquitetos responsáveis pelo projeto do museu e a direção do IMS. Durante os meses de fevereiro, março e abril, os escritórios desenvolveram seus projetos, que foram entregues para o IMS no dia 30 de abril de 2015.

Os estudos de projeto foram apresentados por seus autores nos dias 12 e 13 de maio de 2015 para uma comissão julgadora de que participaram Flávio Pinheiro, superintendente do IMS, Lorenzo Mammì, membro do conselho curatorial do IMS, Marcelo Morettin, arquiteto e autor do projeto do novo museu, Jânio Gomes, coordenador executivo financeiro, e Marília Scalzo, coordenadora de Comunicação e Marketing do IMS. Na última semana de maio de 2015, foi divulgado o escritório escolhido.

A partir de agora, começa o desenvolvimento do projeto e seu detalhamento, em trabalho conjunto do escritório Quadradão com os arquitetos da Andrade Morettin e a equipe do IMS. A produção de peças e a implantação da sinalização interna e externa do novo museu do IMS deverão estar concluídas em 2016.

 

 

 

 

CLDT

 

 

Hardy Design

 

 

Oz Design

 

 

PS2

 

 

Novo museu em São Paulo

Construir um amplo centro cultural em São Paulo é antiga aspiração do Instituto Moreira Salles. Desde 1996, o IMS tem uma galeria na rua Piauí, em Higienópolis, com espaço insuficiente para abrigar as grandes exposições de fotografia e artes plásticas que promove. Nos últimos anos, toda vez que trouxe para São Paulo grandes exposições de arte e fotografia, o IMS contou com inestimáveis parceiros, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc e a Fiesp/Sesi. Agora, com o novo museu que constrói na Avenida Paulista, 2424/2440, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, o IMS estará em condições de realizar as exposições que habitualmente promove em seus outros centros culturais e mostrar na capital paulista fotografias e obras de seu rico acervo.

 

O projeto do novo museu é do escritório Andrade Morettin Arquitetos, vencedor de um concurso realizado no final de 2011 de que participaram outros cinco importantes escritórios brasileiros. O prédio de sete pavimentos (todos com pé-direito duplo) terá, além das áreas destinadas às exposições, que somam 1.200 metros quadrados, um auditório-cinema – onde acontecerão mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates – uma biblioteca, salas de aula para cursos, loja, um café, um restaurante e a administração do IMS. Assim, o Instituto espera ter uma presença marcante em São Paulo, o mais movimentado e importante cenário cultural do país.

 

Nas palavras dos arquitetos Marcelo H. Morettin e Vinicius Hernandes de Andrade, o novo museu do IMS terá uma relação franca e direta com a cidade. “Imaginamos um museu acessível, que ofereça um ambiente interno tranquilo e acolhedor, capaz de equilibrar a vibração das calçadas com a natureza e a escala dos espaços museológicos que exigem uma qualidade de luz e uma percepção do tempo muito especiais. Enfim, um museu marcante, que proporcione uma experiência única e pessoal para o visitante.”

 

As obras para a construção do novo museu começaram em novembro de 2013 e têm previsão para terminar em três anos e meio.

 

www.ims.com.br

 

IMS – Novo museu em São Paulo

Avenida Paulista, 2424/2440 (em construção)

 

IMS – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: 21 3284-7400 – 21 3206-2500
De terça a domingo e feriados, das 11h às 20h

IMS – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: 11 3825-2560

De terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 13h às 18h

 

IMS – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Tel.: 35 3722-2776

De terça a domingo, das 13h às 19h

 

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

http://instagram.com/imoreirasalles/

http://www.facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

www.blogdoims.com.br