O prefeito Eduardo Paes apresentou ontem, no Palácio da Cidade, a marca das comemorações dos 450 anos da cidade. Em vez de escolher cartões-postais como o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar como ponto de partida, o escritório Crama Design Estratégico, vencedor do concurso público promovido pela prefeitura, optou por uma solução gráfica. A proposta é que a imagem, que concorreu com outras 27, seja amplamente utilizada pela sociedade e se torne um grande símbolo do aniversário do Rio. O calendário comemorativo preliminar, que contará com seis ideias sugeridas pelos cariocas e eleitas em votação popular, também foi apresentado. Segundo Paes, a marca dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Ela é composta pelos três algarismos do número 450 e, segundo os seus criadores, mostra o perfil “de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha”. Ricardo Leite, diretor da Crama Design Estratégico, que idealizou a marca, afirmou que queria apresentar um trabalho que pudesse ser amplamente adotado pelo Rio: — O mais importante era encontrar uma solução que fosse dos cariocas. Uma marca que pudesse ser adotada por cada pessoa, que tivesse singularidade e pluralidade simultaneamente”. Leia mais no jornal O Globo.

Fonte: O Globo/Rio/Reportagem: Rodrigo Bertolucci/22/05/14