Dar uma nova roupagem ao espaço, sem grandes intervenções de obra, apenas com decoração e marcenaria foi o grande desafio desse projeto executado pela arquiteta Marina Romeiro do Escritório MR Arquitetura.

Localizado na Barra da Tijuca, o projeto desse apartamento de 105 m2 também deveria ter orçamento enxuto e evitar quebra-quebra. A moradora pediu ao escritório de arquitetura, ambientes femininos, descontraídos e leves, em cores suaves que fossem ressaltadas pela abundante iluminação natural do imóvel.

Toda a decoração é nova, exceto na cozinha e área de serviço, que não foram mexidas. A única peça de acervo que a cliente quis manter foi uma pequena mesa de trabalho, feita pelo pai dela, que foi restaurada e inserida em uma marceneira planejada para esta função.

 

Não seguimos um conceito específico, mas tentamos expressar a personalidade da cliente na decoração do imóvel. A ideia era criar um espaço feminino, fluido, simples, mas com uma pegada descontraída e leve, em cores suaves que fossem ressaltadas pela abundante iluminação natural do imóvel”, explica a arquiteta Marina Romeiro.

O escritório procurou trazer o verde para dentro do apartamento, tanto através do paisagismo como dos acessórios de decoração, como almofadas, quadros, adornos e luminária. “Procuramos cores que conversassem bem com o verde, que aquecessem o espaço e funcionassem bem com a marcenaria e o padrão madeirado do piso vinílico. A ideia era criar um espaço feminino e leve, sem ser fru-fru”, conta Marina Romeiro.

 

No  quarto da moradora, o escritório optou por tons de rosa, ora mais seco ora mais forte, em equilíbrio com o tom areia do painel da bancada e da cabeceira da cama. O branco entrou na roupa de cama e cortinas para dar um toque clean e relaxante. A ideia aqui era criar um ambiente intimista e convidativo para a cliente descansar após um dia intenso de plantão.

 

 

Mais destaques do projeto:

  1. O grande painel que ocupa quase toda a extensão da parede sala, solução que permitiu remanejar a elétrica desta parede sem ter que quebra-la.
  2. O espelho na parede da sala de jantar – além de aumentar a sensação de amplitude, ele também refletiu a textura do painel da parede em frente.
  3. O móvel baixo, fixado em toda a extensão do painel da área social – além de criar espaço de armazenamento sem pesar visualmente no espaço, ele também criou um unidade estética entre a sala de estar e jantar.
  4. O layout descontraído da varanda, que, a pedido da cliente, pode ser ajustado quando necessário. Para isso, o escritório criou bases fixas nas extremidades, com o banco em uma ponta e a bancada na outra, e móveis soltos no meio, como a cadeira, a mesa e os banquinhos.
  5. O painel de parede na suíte principal, que mimetizou o acesso ao banheiro.
  6. Toda neutralidade e suavidade do projeto, que se refletiu em todos os cômodos, inclusive banheiros.