Começa hoje a exposição “Barra Megamix” e a “x-Week”, apresentadas pelo Studio-X Rio. A “x-Week” é uma semana de debates acerca de projetos na Barra da Tijuca e no restante da cidade.  Nela estarão presentes arquitetos que atuam na vanguarda do pensamento arquitetônico, como o alemão Juergen Mayer H., autor do festejado projeto Parasol Urbano, em forma de cogumelo, na Plaza de la Encarnacion, em Sevilha, Espanha; o canadense Eric Bunge e a vietnamita Mimi Hoang, do escritório nova-iorquino nArchitects, responsável pelo Switch Building, em Nova York; o espanhol Juan Herreros, criador da Grand Tour, nas Ilhas Canárias; e o catalão Urtzi Grau, da Fake Industries, finalizando seu PhD na Universidade de Princeton, EUA, sobre a renovação urbana de Barcelona nos anos 1970.

Escritórios cariocas como o BLAC, que em parceria com arquiteto catalão Alonso Balaguer, venceu o concurso para a Vila de Mídia dos Jogos Olímpicos de 2016, e o CAMPO Aud, também participarão dos encontros, junto aos artistas plásticos Carlos Vergara, os cineastas Joana Traub Cseko e Pedro Urano, e outros pensadores e realizadores.  A exposição “Barra Megamix” apresenta visões sobre novas tipologias de espaço urbano para a Barra da Tijuca desenvolvidas por estudantes do Estúdio Sangue Bom da Columbia University, utilizando como campo de provas o antigo parque de diversões Terra Encantda. O Estúdio Sangue Bom é conduzido por Keith Kaseman e Raul Correa-Smith. Os eventos têm apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a partir da Subsecretaria de Patrimônio Cultural, e o Instituto EBX apoia a exposição “Barra Megamix”.

Veja abaixo a programação:

X-WEEK – PROGRAMAÇÃO

6 março, terça, 19h30 – Abertura da Exposição BARRA MEGAMIX

7 março, quarta, 15h – Mesa-redonda “Visões sobre a Barra” – Cenários futuros da Barra da Tijuca, a partir das relações entre espaço público, ecologia e mobilidade.

Convidados: Carlos Eduardo Nunes Ferreira, UNESA; Carlos Vergara, artista plástico; Cláudia Franco Corrêa, UniverCidade; Keith Kaseman, Estúdio Sangue Bom; Raul Smith, Studio Sangue Bom.

19h – Exibição do filme “HU”, seguido de debate com os diretores Pedro Urano e Joana Traub Cseko, Cezar Migliorin, Universidade Federal Fluminense e Pablo Benetti, da UFRJ.

8 março, quinta, 18h – Arquitetura Hoje / Dia 1 – Série de palestras apresentando um panorama da produção arquitetônica global contemporânea.

Participação:

BLAC João Pedro Backhauser (Brasil) – O escritório carioca BLAC, em parceria com arquiteto catalão Alonso Balaguer, venceu o concurso para a Vila de Mídia dos Jogos Olímpicos de 2016;

nARCHITECTS – Eric Bunge & Mimi Hoang (EUA) – Edifícios e Quase Edifícios. O nARCHITECTS traz uma abordagem aberta para o processo de design, baseada na clareza conceitual e inovação tecnológica. Alguns de seus trabalhos incluem o Switch Building, em Nova York, e a instalação Canopy, no MoMA / P.S.1, como parte do Programa Jovens Arquitetos.

JUERGEN MAYER H. (Alemanha) – Ativadores – Juergen Mayer trabalha na interseção de arquitetura, comunicação e novas tecno-logias. Projetos recentes incluem um centro de estudantes em Karlsruhe e a requalificação da Plaza de la Encarnacion, em Sevilha, projeto também conhecido como Parasol Urbano.

9 março, sexta, 18h – ARQUITETURA HOJE / DIA 2 – Série de palestras apresentando um panorama da produção arquitetônica mundial contemporânea.

Participação:

CAMPO AUD (Brasil) – Processos – CAMPO Aud é um jovem escritório carioca que tem buscado novas metodologias de trabalho baseadas em ambientes de intensa colaboração e transdisciplinaridade, que se reflete na composição de seus membros e nas diferentes escalas em que atua.

FAKE INDUSTRIES Urtzi Grau (EUA) – Cópias – As cópias nos permitem explorar todo o potencial deixado inexplorado pela correria dos demais. O conhecimento pode ser público, porém nunca descoberto, se fragmentos independentemente criados não forem jamais recuperados, relacionados, ou reconceitualizados. Isto é o que fazemos. Não nos peça por coisas novas, nós copiamos.

HERREROS ARQUITECTOS – Juan Herreros (Espanha) – Arquitetura do diálogo – Juan Herreros é diretor de Herreros Arquitectos e foi fundador do escritório Ábalos & Herreros. Atualmente é professor da Universidade Politécnica de Madri e da Universidade de Columbia. Entre seus projetos estão a Grand Tour, nas Ilhas Canárias, e o recente primeiro lugar no concurso Ágora Bogotá, na Colômbia.

Serviço: Exposição “Barra Megamix” e “x-Week”

Studio-X, Galeria Tiradentes 48, Rio

Abertura: 06 de março de 2012, às 19h30

“x-Week”: 06 a 09 de março de 2012

“Barra Megamix”: 07 a 31 de março de 2012

Entrada franca

Studio-X Rio

Praça Tiradentes, 48

De segunda a sábado, das 10h às 19h