No próximo dia 2 de julho, sábado, o artista Fábio Carvalho vai inaugurar a exposição individual “Invasão Monarca” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói. Na galeria de arte Quirino Campofiorito, no Campo de São Bento, ele apresentará uma instalação inédita formada por mais de 1300 bandeirinhas de papel de seda pintadas à mão pelo próprio artista. A instalação ocupará tanto o espaço interno da galeria quanto o seu entorno. A exposição fica até 30 de julho no Centro.
A exposição é um desdobramento da intervenção urbana “Migração Monarca”, realizada anteriormente pelo artista em junho de 2014 em Lisboa, durante as tradicionais “Festas de Lisboa”, que correspondem às nossas festas juninas. Nesta intervenção, Fábio Carvalho misturou seus “Monarcas” às ornamentações já existentes pelas ruas de Lisboa. Os “Monarcas” que dão nome à instalação são soldados em uniforme camuflado, com asas de borboleta saindo de suas costas, pintados à mão um a um pelo próprio artista com tinta acrílica sobre bandeirinhas de papel de seda.
Fábio Carvalho | Migração Monarca | Lisboa | 2014
A instalação no CCPCM ocupará quase todo o interior da galeria, deixando-se apenas alguns “caminhos” para circulação do público em meio às banderinhas. Os fios serão dispostos não apenas no alto, mas também em alturas variadas, cruzando o espaço, e entre si, de cima para baixo, de lado a lado, criando-se paredes e passagens. O projeto tira partido também da “caixa de vidro” que é a galeria, de forma a interconectar o interior com o exterior. Os fios de bandeirinhas, que começam no espaço interno, vazarão pelas frestas das chapas de vidro, e se projetarão ao exterior, em direção ao entorno.
A instalação faz uma crítica à ostensiva ocupação policial e militar sob a qual vivemos, ao descontrole da violência urbana e ao poderio dos governantes que, segundo o artista, estão sempre prontos a dominar, reprimir, calar, repreender qualquer manifestação individual ou coletiva que não se alinhe aos interesses destes governantes e seus “sócios”.
Fábio Carvalho | Invasão Monarca (projeto)
Fábio Carvalho já realizou 16 exposições individuais e mais de 150 coletivas no Brasil e em outros países, como Portugal, Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, Equador, EUA, entre outros. Atualmente desenvolve vários trabalhos em Portugal, onde participou de 7 residências artísticas, participou de 17 exposições coletivas, e realizou três projetos de Intervenção Urbana em Lisboa. Possui mais de 120 obras em coleções públicas e privadas no Brasil e exterior.
SERVIÇO:
Exposição Invasão Monarca, de Fábio Carvalho
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM)
Galeria Quirino Campofiorito
Campo de São Bento (Parque Prefeito Ferraz)
Rua Lopes Trovão s/nº, esquina com Avenida Roberto Silveira
abertura: 2 de julho, sábado, de 11h às 15h
exposição até: 30 de julho de 2016
horário: segunda a sexta das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
telefone: 2610-5748