O DMAIS Design é um festival mineiro urbano que entra agora em sua terceira edição e acontece entre os dias 13 e 19 de junho. No ano passado, o evento reuniu mais de 100 iniciativas durante os dias do festival, movimentando a cidade com lançamentos de produtos, mostras, palestras, workshops, entre várias outras ações. O idealizador e curador do evento é o produtor cultural Renato Tomasi.

Renato Tomasi

Esse ano, o festival abrirá inscrições de novos projetos, que se aprovados entrarão na programação oficial do festival de Minas Gerais. Podem se inscrever profissionais e instituições que tenham algum projeto relacionado a design, com prioridade projetos gratuitos e sem fins lucrativos. Os interessados devem enviar um e-mail para contato@dmaisdesign.com.br explicando um pouco sobre a inciativa. Serão selecionadas as ações mais interessantes e que obrigatoriamente ocorrerem no período do evento.

Um dos projetos já selecionados e que estarão no DMAIS Design é a exposição “Oficina de Jeceaba”, que irá ocorrer na Escola de Design – UEMG. A mostra é fruto de um trabalho realizado na cidade mineira de Jeceaba, que consistia em aulas práticas de criação de objetos em madeira de pallets descartados pela siderúrgica da região. O intuito era demonstrar as possibilidades que este resíduo oferece, estimulando a comunidade interessada a valorizar e explorar seu potencial e do material. No festival na capital mineira, o público poderá conferir os pallets sem uso, os produtos e as imagens do processo. Tudo isso mesclando design, arte, criatividade e sustentabilidade.

Além dos projetos que serão selecionados, compõem o DMAIS DESIGN iniciativas de empresas do segmento de design e decoração de Belo Horizonte, como marcas de móveis, iluminação tecido e afins. Essas empresas aproveitarão a temporada para o lançamento de suas coleções.

De acordo com Tiago Nogueira, gerente nacional de marketing da Lider Interiores, o trabalho do DMAIS Design vem somar de forma significativa para a cidade. “Tem a ver com disseminar conhecimento, de tornar público o que é original e o que tem história. O festival vem potencializar um esforço das empresas que valorizam o design, além de deixá-lo mais próximo de todos. A marca esse ano assina o apoio do festival e promete muitos lançamentos para a temporada”, destaca o executivo.

DMAIS DESIGN 2016

13 a 19 de junho

Período de inscrições para novos projetos:

15.02 a 20/4

*os projetos serão avaliados e os selecionados podem integrar a programação oficial do festival.

Para propor um evento é necessário:

1 – Ter um conteúdo a exibir

(Um workshop / palestra / visita guiada / lançamento de produto etc)

2 – Ter um local para promover a ação