A ideia era preservar a ambiência do apartamento construído na década de 40 sem abrir mão dos confortos da modernidade. A partir desse conceito, Flávia Coelho e Juliana Massotti pensaram o projeto dessa residência de 200 metros quadrados, no Flamengo, em que um casal mora com suas duas filhas adolescentes.

Muito do projeto original do apartamento foi aproveitado, como o belo assoalho de peroba, as sancas e florões de gesso e o pé direito avantajado da área social, que foram valorizados pelo contraste com os pendentes negros de linhas arrojadas e com o rodapé alto de MDF. O corredor, que atravessa praticamente todo o imóvel,  foi a única área que recebeu rebaixamento de teto, sobre o qual se escondem os dutos dos aparelhos de ar condicionado split instalados em todos os cômodos. O espaço ganhou ares de galeria, com iluminação intimista e peanhas estilizadas que sustentam os vasos de murano garimpados pelos proprietários em leilões.

No estar, o destaque é a grande tapeçaria Aubusson, que serve de pano de fundo para as poltronas Louis XV e para a mesa de centro espelhada, decorada com livros de arte e objetos garimpados em viagens e feiras de antiguidade. Ainda no living, as poltronas giratórias com pés de aço e o pufe em couro fazem contraponto com o tapete caucasiano antigo e a bandeja marroquina de bronze dourado. “Na sala de jantar merecem destaque o lustre de cristal império, que é  herança de família, e as cadeiras de espaldar alto e as gravuras francesas do século XIX”, contam as arquitetas.

Na suíte do casal, permanece a mesma atmosfera clássica, nos papéis de parede de cor suave, na cama sóbria e na Secrétaire antiga. O amplo banheiro privilegia os tons de branco e incorpora peças de coleção como a poltrona Louis XV e a cadeira Louis Ghost. Confira cada detalhe nas fotos de André Romero.

Flávia Coelho e Juliana Massotti
78799231 / 78122155