Há certas iniciativas que valem a pena divulgar e incentivar. Por isso, nada como valorizar e aplaudir a preocupação da Florense em se tornar uma empresa onde o termo sustentabilidade signifique total cuidado na escolha das matérias-primas utilizadas na linha de móveis. Desde a madeira que reveste os armários até o tecido dos estofados, tudo ali se propõe a ser ecologicamente correto. E tem mais: a própria estrutura da fábrica segue a cartilha verde em cada etapa do processo de produção. “A questão da sustentabilidade está no DNA da Florense”, revela Claudia Biasio, do marketing.

Bacana não?

Veja aqui alguns itens básicos (e verdes) no dia a dia da empresa, segundo Claudia Biasio.

Qual o significado do termo “sustentável” para a Florense?

A Florense acredita que ser sustentável é conseguir a harmonia entre um negócio rentável e a preservação do meio ambiente.

Como a marca implementa esse conceito em seu dia a dia, nos produtos e na sua filosofia?

A questão sustentabilidade está no DNA da Florense. Há 10 anos, a empresa transformou esse compromisso em documento com a conquista do certificado ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente). Isso só foi possível pois toda a cadeia de produção que engloba a marca, desde fornecedores, colaboradores, rede de lojas franqueadas, se engajou nessa luta – e até hoje trabalham fortemente nisso. Vale destacar que essa certificação só é concedida após uma rigorosa série de auditorias, que devem atestar amplo e real comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente. O certificado é concedido pela Det Norske Veritas e homologado no Brasil pelo Inmetro, e credencia a Florense como green company.

Os exemplos ali são muitos:  A Florense possui uma estação de tratamento própria . Cuidamos ainda para que haja reciclagem e reaproveitamento dos resíduos industriais (sólidos e líquidos) por empresas credenciadas de outros segmentos, como a de cimento. As colas utilizadas na produção são feitas à base de água. Até a caldeira que gera vapor é alimentada por serragem e não há emissão de fumaça preta ou partículas poluentes na atmosfera com esse processo. Temos ainda um compromisso social com a comunidade, promovendo vários eventos que tendem a educar e reforçar esse conceito: há visitas constantes de alunos na fábrica, distribuição de mudas para plantio e parcerias com a prefeitura local.

Até o material gráfico utlizado na divulgação da empresa segue a cartilha do programa Carbon Free – pautado pela The Green Initiative (Iniciativa Verde). Ou seja, todo o papel é reciclado e as tintas das impressões não agridem à natureza.

E mais: há ainda total cuidado e rigor quanto às lâminas de madeiras utilizadas no revestimento dos móveis, montados em MDF. Importadas da Itália e batizadas de EW (European Wood), essa matéria-prima observa, em sua extração, um rigoroso controle de corte, que leva em conta a idade de cada árvore, sua localização na floresta e a importância para o ecossistema onde está inserida.

Se a sua empresa também segue uma cartilha verde, conte para a gente. Queremos divulgar no Radar Decoração esse tipo de iniciativa!

Florense CasaShopping: Av. Ayrton Senna, 2150, bloco I, lojas 202 e 302 – Tel: 21 3328-6006