A Revista O Globo trouxe em reportagem: “‘Avida é muito curta para não viver no Rio.’ A frase se repete numa série de legendas de imagens publicadas pelo fotógrafo Denílson Machado no Instagram. Está lá sob as Ilhas Cagarras, o Morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas… A grande maioria dos registros, dignos de cartão-postal, foi feita durante a sua rotina de trabalho: há 15 anos atuando como fotógrafo de arquitetura e interiores, ele tem o privilégio de contemplar ângulos privilegiados do Rio no dia a dia.
Queridinho de arquitetos cariocas, Denílson amanhece segunda-feira numa cobertura na Praia de Ipanema, na quarta vê o entardecer do terraço de um tríplex na orla de Copacabana, na sexta tem contato direto com a exuberância da mata que integra o jardim de uma casa na Joatinga. E por assim vai. A experiência é contada através de imagens no ‘Não me obrigue a fazer sentido’, primeiro livro autoral do sócio do MCA Estúdio, que será lançado na próxima terça-feira, na loja Novo Ambiente, em Ipanema.
— As imagens não têm uma função didática de arquitetura, mas um apelo estético. É o meu olhar como artista — conta o fotógrafo, de 49 anos, que costuma trabalhar de bermuda e chinelo. — Acho que ser carioca influencia demais na minha fotografia.
Autodidata, Denílson começou a fotografar aos 33 anos, tendo como madrinha a arquiteta Janete Costa (19322008) — que era tia de Leo Costa, o seu primeiro sócio no estúdio”. Leia mais no jornal O Globo.
Fonte: O Globo/ Revista O Globo/ Por Joana Dale/ 09/04/17