No próximo dia 14 de junho, terça-feira, a Galeria de Arte IBEU abre a exposição “Sinais de amor e pinturas recentes”, da artista brasileira Marcela Flórido, radicada em Nova Iorque, nos EUA. Composta por sete telas em grandes formatos e com curadoria do americano Gaby Collins-Fernandez, a mostra é gratuita e ficará disponível até o dia 8 de julho.
As pinturas abordam memórias pessoais, livros, imagens de mídias sociais, arquivos pessoais e imagens da arquitetura modernista, que se acumulam em camadas finas de tinta e borram suas divisões. A materialidade das obras grava e torna visível sua instabilidade: rabiscos em um espelho embaçado, um objeto inesperadamente sólido que interrompe a sua visão ou então marcas do pincel. Essa tensão espacial insinua-se em narrativas femininas.
Formada pela Central Saint Martins, The Slade School of Fine Art, em Londres, e pela Yale University School of Art, a artista recebeu, em 2005, o Prêmio Viridian de Lauren Hinkson, curadora sênior do Museu Solomon Guggenheim. Sobre sua prática artística, ela afirma: “minha prática entrelaça noções de materialidade, memória e presença. Ao explorar os efeitos psicológicos – alienação, estranhamento, esterilidade – de um mundo constantemente mediado, essas novas pinturas questionam uma política que tem impactos profundos e muitas vezes pungentes sobre o corpo. Em meio a estas questões, eu tento uma abertura: um momento de possibilidade política e artística. A possibilidade do pessoal, equilibrado entre o real e o irreal”.
Cada camada de tinta produz uma história maior, apresentando ao espectador uma cena através de perspectivas complicadas. Ilusionismo e materialidade convergem, ou pelo menos, assumem um novo relacionamento. E nesta paisagem alterada, o corpo está presente. Distorcidos ou reinventados, esses personagens se misturam com seus ambientes de forma ambivalente, sempre em risco de dissolução.
Seu trabalho já foi exposto em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Emirados Árabes Unidos, Brasil, entre outros países.
Marcela Flórido – “Sinais de Amor e Pinturas Recentes”
Abertura: 14 de junho de 2016 (terça-feira), às 19h
Exposição: 15 de junho > 8 de julho
Entrada franca
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar – Rio de Janeiro – RJ | Tel.: (21) 3816-9473
http://ibeugaleria.blogspot.com