Localizado em Copacabana, este apartamento de apenas 40m2 representa uma nova fase para a cliente do arquiteto Gustavo Passalini. Ela morava em uma casa enorme, na Zona Oeste, e decidiu se mudar para a Zona Sul, não só pra ficar mais perto do filho, que mora no Leblon, como do mar.
Coube ao jovem arquiteto a missão de transformar em realidade o sonho da cliente por uma morada mais compacta e funcional. “O primeiro pedido dela foi um sofá amarelo gema de ovo, que no final acabei substituindo por um tom de amarelo mais suave. No geral, ela queria uma casa com muita cor, alegre, prática, com atmosfera jovial”, conta ele, que trabalhou todos os cômodos do imóvel, incluindo a decoração, que é totalmente nova.
No que se refere à planta original do imóvel, houve uma mudança total, começando pela cozinha, que foi integrada à sala. Já o banheiro, originalmente minúsculo, foi ampliado e transformado em banheiro canadense, agora com acesso tanto pelo quarto como pela sala. Nos fundos, o arquiteto ainda criou um pequeno quarto de hóspedes para a cliente receber a neta, sua grande paixão. “A integração dos espaços fez a sala parecer mais ampla e a iluminação natural, que entra somente pela janela onde fica o home office, reforçou essa sensação”, ressalta o arquiteto. Após a grande reforma, o apartamento passou a ter sala, cozinha, área de serviço, quarto da neta, banheiro canadense e quarto da moradora.
Entre os destaques do projeto, no que diz respeito à arquitetura de interiores, o arquiteto cita o banheiro canadense, uma super sacada que conferiu mais funcionalidade ao apartamento. Já na decoração, ele acredita que a escolha de móveis de boa qualidade, com os toques de cor que a cliente pediu, fez toda a diferença no resultado final. “A base neutra permitirá que ela fique mais livre para trocar itens do décor quando enjoar, como estofamentos, almofadas, tapetes etc.”, explica Gustavo. No que diz respeito à paleta de cores, o projeto aposta na unidade visual de todo o apartamento, com a mesma madeira presente em todos os cômodos, por exemplo. Já as cores, por mais que sejam diferentes, estão na mesma temperatura e são complementares.
Para Gustavo, quanto mais reduzida for a área do imóvel maior será o desafio do arquiteto. Neste caso, a cliente ainda veio de uma casa enorme, com um grande acervo pessoal. Por isso, foi necessário desenvolver um projeto de marcenaria muito bem pensado, com bastante espaço de armazenamento. Até a mesa de jantar foi desenhada por ele, sob medida para o pequeno espaço. Ainda segundo ele, o conceito e as inspirações desde e de qualquer projeto sempre vem dos próprios clientes. “O maior desafio é alinhar os desejos deles com a essência do nosso escritório. Mais uma vez atingimos nosso objetivo. Entregamos um apartamento com cor na medida certa, atemporal, jovem e sofisticado”, avalia.
- Tempo de elaboração e aprovação do projeto: 2 meses
- Tempo de execução do projeto, entre obra e finalização da decoração: 3 meses
- Estilo da decoração: Jovem, alegre e sofisticado
- Produção visual: @StudioJeffersonStunner
- Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
Principais fornecedores por cômodo:
SALA DE ESTAR:
- Sofá: Fofo, da Lider
- Almofadas: Codex Home
- Tapete: Galeria Hathi
- Quadros: Korb Galeria
HOME FFICE:
- Cadeira Agda: Novo Ambiente
SALA DE JANTAR + COZINHA:
- Cadeira: Ela, da Lider
- Mesa de jantar: desenhada pelo arquiteto Gustavo Passalini
- Almofadas: Codex Home
- Adornos: Korb Galeria
- Bancada: em quartzo, da MHM Pedras
- Luminárias: Alllight
QUARTO DA MORADORA:
- Painel da cama: Ondas, da Lider
- Mesa lateral: Pallina, da Lider
- Adornos: Korb Galeria
- Roupa de cama: 100% Rouparia
- Almofadas: Codex Home
- Pendente: Allight
BANHEIRO:
- Revestimento: Hexagonal, da Atlas, fornecido pela Tanto Revestimentos
- Bancada: em quartzo, da MHM Pedras
- Arandela: Allight
QUARTO DA NETA:
- Roupa de cama: 100% Rouparia
- Almofadas: Codex Home