Trabalhando juntos há 9 anos, Bruno Carvalho e Camila Avelar contam que têm personalidades muito diferentes, mas trabalham com um mesmo conceito de arquitetura e ética. Em entrevista ao radar Decoração, os arquitetos falam sobre a carreira e sobre como buscam criar espaços que sejam, sobretudo, harmônicos e elegantes.

RD: Por que vocês escolheram essa profissão?
B.C: Eu me lembro que na infância acompanhei meu pai nos canteiros de obras, na empresa de engenharia herdada do meu avô paterno. A escolha pela arquitetura foi um caminho natural. Sou apaixonado pela minha profissão!

C.A: Na adolescência fiz escola de Artes Cênicas, portanto, sempre fui ligada à área artística. Na época da faculdade, prestes a me formar na escola de Artes Cênicas, tive que escolher entre Arquitetura e Teatro. A arquitetura já tinha me contaminado ao ponto de deixar minha outra paixão de lado.

 

RD: Como vocês definem seu estilo e como foi o caminho que percorreram para desenvolvê-lo?
B.C e C.A: Entendemos que a arquitetura deve respeitar o meio em que ela será inserida, o que independe do estilo que rege nosso traço. É claro que seguimos um conceito, mas nós, profissionais, devemos escutar os desejos e necessidades dos clientes. Nosso trabalho é  plural com forte tendência pelos traços retos, base neutra e cores pontuais, respeitando o que acreditamos como espaços harmônicos e elegantes.

 

RD: Quais são as vantagens de trabalhar em dupla? Vocês dividem o trabalho de alguma forma específica?
B.C e C.A: Nos conhecemos há mais de 12 anos e neste mês de marco completaremos 9 anos de dupla. Temos personalidades muito diferentes, mas pensamos de forma muito parecida no que acreditamos como conceito e ética na arquitetura e decoração. Acreditamos que essa mistura antagônica seja a síntese do nosso trabalho. Por isso essa parceria dá tão certo.

 

RD: O que consideram essencial em qualquer bom projeto de interiores?
B.C e C.A: Sempre buscamos inserir os elementos naturais no espaço. O toque sensorial e o aconchego dos elementos naturais, como o linho, a madeira e o trabalho artesanal, são exclusivos, o que é fundamental para o nosso trabalho. Muitas vezes isso demanda o dobro de tempo, mas o prazer com a realização do trabalho apaga todo o cansaço. Depois de 9 anos, consolidamos o que acreditamos e hoje, conquistamos a confiança dos nossos cliente, que a cada mudança nos convidam para novos projetos.

 

RD: Qual a importância de materiais sustentáveis no seu trabalho?
B.C e C.A: É fundamental. Ao mesmo tempo em que exploramos os elementos naturais, temos a preocupação de trabalhar com empresas que respeitam o uso e o manuseio desses elementos.

 

RD: Forma, função ou emoção?
B.C e C.A: Essa é uma pergunta complicada, porque todas compõem uma boa arquitetura e decoração. Mas sem dúvida nenhuma é a emoção que rege nosso trabalho. Não conseguimos desenvolver e finalizar um trabalho mesmo com todos os elementos em seus devidos lugares se eles não transmitirem algum sentimento.

 

RD: Quais vocês acreditam serem as peculiaridades do mercado carioca? Qual o papel ou importância do Rio dentro do mercado brasileiro de arquitetura e decoração? O que falta aqui?
B.C e C.A: Já fizemos trabalhos em São Paulo, Minas Gerais, Campinas e no exterior, em especial na Itália. Em todos esses trabalhos que fizemos fora da nossa cidade, foi unânime o pedido: “Queremos que nossa casa ou apartamento tenha o espírito das casas cariocas”. Entendemos que essa é uma característica muito marcante da nossa cidade, seja ela através do trabalho elaborado por nós, arquitetos ou designers, ou pelos empresários da decoração. Acreditamos que cada região do Brasil tem suas peculiaridades e sua contribuição para o espírito brasileiro. A brasilidade é muito valorizada fora do país e precisamos dar mais valor ao trabalho realizado aqui dentro, seja ele do Rio de Janeiro ou de qualquer outro lugar. Temos clientes fora do país, como dissemos anteriormente, e sentimos essa influência, com nosso estilo, de forma muito marcante. Em especial, o Rio precisa dar mais valor a si mesmo e ao seu estilo. Como dissemos, cada região tem o seu valor, tanto que cada vez mais, estamos vendo profissionais e empresários abrindo filiais em outras regiões do Brasil e do exterior. Isso é um resultado do crescimento do nosso mercado e da nossa influência.

 

RD: Qual o estilo das suas casas? O que vocês gostam de ter nelas?
B.C e C.A: Engraçada esta pergunta, porque nossas casas têm esse mesmo conceito eclético e plural do nosso trabalho. Nossas casas são bem diferentes, mas prezam pela boa iluminação, aconchego e por um bom canto de leitura e pesquisas.

 

RD: Que projetos entregaram recentemente e estão fazendo atualmente? Algum que curtem em especial?
B.C e C.A: No fim do ano passado entregamos um bistrô, chamado Ristretto Café, em um condomínio corporativo na Barra da Tijuca. O que nos deu mais prazer foi que o espaço ficou muito charmoso e super elogiado, tanto por colegas de profissão quanto por empresários e formadores de opinião que frequentam o espaço e o fato de que esses clientes são muito especiais para nós. O arquivo desse casal é separado por ano e atualmente estamos finalizando uma residência de 4.000 metros quadrados em um condomínio na Barra da Tijuca, que está ficando maravilhosa.

 

RD: Quem são seus designers de mobiliário favoritos?
B.C e C.A: Valorizamos demais nossos designers e nossa cultura, portanto, gostamos muito do Jader Almeida, um jovem designer super premiado e que certamente se tornará um ícone do design brasileiro. Eu, Bruno, tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto no ano passado, quando fui à feira de Milão, e além de um extraordinário designer é uma pessoa super simples e humana. É claro que não poderíamos deixar de citar nossas referências, como Sérgio Rodrigues, Etel Carmona e Maria Cândida Machado, proprietária da loja Interni. Somos apaixonados pelo trabalho que ela desenvolve, tanto como designer quanto como empresária.

 

RD: Quantos anos de profissão? Qual o maior aprendizado nesse tempo?
Bruno: Completei 13 anos de profissão e Camila, 20 anos, sendo 9 anos juntos como dupla. Aprendemos muito nas passagens que tivemos em outros escritórios e, em especial, no escritório do Jairo de Sender, em que trabalhamos juntos e por quem temos um grande carinho. Foi uma passagem que marcou nossas vidas e que deu frutos.

 

Bruno Carvalho | Camila avelar arquitetura + interiores + design

Ph office:       +55 21 2511-5707

Ph office 2:    +55 21 2512-7064