A Herman Miller acaba de anunciar em sua página brasileira do Facebook os vencedores do Concurso Cultural criado para estudantes e profissionais de design e arquitetura de todo país. Os participantes tiveram que responder à pergunta “Como você vê o escritório do futuro no Brasil?” e enviaram um elemento visual (planta, concepção artística ou projeto) que ilustrasse como visualiza, diante da realidade do Brasil, o escritório do futuro.

O júri escolheu, entre os 73 projetos inscritos, os que atendiam a critérios como criatividade, inovação, design e sustentabilidade. Participaram Stephen Perkins, Diretor de Pesquisa Internacional de Design e Desenvolvimento da Herman Miller, que atualmente trabalha com o desenvimento de projetos de novos produtos para a multinacional em todo mundo; Luciane Baroni Vecchia, Gerente de Produtos da Herman Miller no Brasil, formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com especialização em ergonomia e produtos ergonômicos em Michigan, nos Estados Unidos; Marcelo Bicudo, professor de Arquitetura e Urbanismo e Design da FAU-USP e Giselle Beiguelman, midiartista e professora da FAU-USP, nas áreas de História da Arte e Design.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO CULTURAL ESCRITÓRIO DO FUTURO – CATEGORIA ESTUDANTE


O grande vencedor do concurso cultural Escritório do Futuro, na Categoria Estudante, foi Murilo do Amaral, estudante da Universidade Vale do Itajaí. Com um projeto bem futurista e com expectativas ousadas, Murilo desenvolveu uma cadeira como elemento principal para o escritório do futuro, propondo a tríade Liberdade, Interatividade e Atitude em seu conceito. Assim, as cadeiras ganharam novos significados, podendo ser “apenas cadeiras” como um verdadeiro escritório adaptado. Segundo Murilo, isso permite que trabalhos colaborativos ou concentrados sejam realizados no mesmo espaço de trabalho. A inovação e ousadia de Murilo foram destacadas pelos jurados, além da tecnologia agregada à ergonomia, um dos pilares da Herman Miller. Para o jurado Marcelo Bicudo, a proposta do Murilo foi a mais inovadora e seu projeto incorpora tecnologias possíveis para propor uma nova visão: a cadeira como uma célula mínima.

O 2º lugar ficou com Rafael Rodrigues Nabiça, estudante da Universidade Mogi das Cruzes. Rafael deu atenção especial às pessoas em seu projeto, em sua sensibilidade e no bem estar no cotidiano, ou como citou, à “valorização do ser”. Foi proposto um projeto de ambiente agradável e familiar, com cores descontraídas para deixá-lo mais divertido e surpreendente. O uso de formas e cores agradou Giselle Begueilman e Luciane Vecchia, que também destacaram a iluminação natural e verde em contraposição à parede de LED colorida, tornando o espaço agradável e fazendo menção à sustentabilidade.

Já o 3º lugar foi para o estudante Hyago Chiavegati. Aluno de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), o estudante destacou a perda das fronteiras internas e a resolução delas em uma peça só, o que maximiza as relações interpessoais e a produtividade. Giselle Begueilman, uma das juradas, traduziu o projeto como “ousado” e Luciane Vecchia, outra jurada, destacou a boa utilização de curvas para definição de espaços e para promover a interação entre usuários, além da solução para iluminação e ventilação.

VENCEDORES DO CONCURSO CULTURAL ESCRITÓRIO DO FUTURO – CATEGORIA PROFISSIONAL


O grande vencedor do concurso cultural Escritório do Futuro na categoria Profissional foi Juan Carlos Raphael Najhan de Almeida Câmara. Juan destacou a conectividade e tratou o escritório do futuro como um lugar de socialização, encontros e trocas colaborativas, além da horizontalidade hierárquica. Os pilares de seu projeto são flexibilidade e agilidade, sustentabilidade e conforto ambiental, mobilidade e socialização, e acessibilidade, tema destacado pela jurada Giselle Begueilman. A ideia de Cockpit Offices foi elogiada por Marcelo Bicudo, além das propostas para resolver questões como treinamento, relaxamento, ludismo e interação.

O 2º lugar ficou com Andrya Kohlmann e o seu “Box Office”: trata-se de um projeto de escritório modular, com características funcionais e ergonômicas, que pode ser fechado quando não está em uso, tornando-se um mobiliário compacto e valorizando os espaços,  solucionado a tendência do m² caro no mercado imobiliário. Giselle Begueilman citou a preocupação com os custos de implantação, enquanto Marcelo Bicudo identificou a ideia como bem desenvolvida e com uma boa proposta para trabalhos em rede.

Carolina Correa Araujo ficou com o 3º lugar. O seu projeto propôs a união entre sustentabilidade e tecnologia para criar o conceito “Um lugar pra ficar, viver bem e se relacionar com a natureza”. O foco é o escritório tornar-se um lugar agradável de viver, como uma segunda casa, o que tornaria as atividades muito mais prazerosas e, consequentemente, com melhor produtividade. A jurada Luciane Vecchia destacou o uso da energia renovável e Gisele Begueilman cita a boa exploração da questão da sustentabilidade.

Ganharam ainda Menção Honrosa no Concurso Cultural, Walter Barroso Neto e Israel Ferreira de Barros (na categoria Estudantes) e Aline Staff e André Guimarães Lira (na categoria Profissionais).

 

VENCEDORES CONCURSO CULTURAL HERMAN MILLER

Categoria Estudantes

1º Lugar: Murilo do Amaral – 1 Cadeira Sayl

2º Lugar: Rafael Rodrigues Nabiça – DVD Charles e Ray Eames e o Livro Herman Miller: Purpose of Design

3º Lugar: Hyago Chiavegati – Kit surpresa Herman Miller.

Menção Honrosa: Certificado e selo Herman Miller de qualidade do projeto.

Categoria Profissionais

1º Lugar: Juan Carlos Raphael Najhan de Almeida Câmara – 1 Cadeira Aeron

2º Lugar: Andrya Kohlmann – DVD Charles e Ray Eames e o Livro Herman Miller: Purpose of Design.

3º Lugar: Carolina Correa Araujo – Kit surpresa Herman Miller.

Menção Honrosa: Certificado e selo Herman Miller de qualidade do projeto.

 

Acesse no Brasil:

www.issoehermanmiller.com.br

issoehermanmiller.com.br/blog/

www.facebook.com/HermanMillerBrasil

www.twitter.com/hermanmillerbr

 

Onde encontrar:

www.issoehermanmiller.com.br