O curso de História da Arte com Hélio Dias Ferreira começou na última segunda, dia 12, na Casa do Saber. Com 10 aulas, o ciclo faz parte da agenda da casa para o segundo semestre e pretende oferecer um panorama do universo da história da arte ocidental do final do século XIX. Serão discutidos os múltiplos movimentos artísticos que aconteceram nesse momento, como o Simbolismo e o Art Nouveau. Também serão abordadas as reformas urbanísticas modernizantes em aulas fartamente ilustradas. Conheça os detalhes de cada aula:

12 AGO > ESCULTURA DO SÉCULO XIX E A OBRA DE RODIN

A escultura do século XIX teve menos importância do que a pintura. Mas tivemos Auguste Rodin e Camille Claudel. A revolução nesse campo da arte será abordada a partir das imagens de suas principais obras.

19 AGO > PÓS-IMPRESSIONISMO: VAN GOGH E GAUGUIN

O colorido expressionista de Van Gogh e a libertação das áreas independentes de cor de Gauguin.

26 AGO > CÉZANNE, TOULOUSE-LAUTREC E SEURAT

Cézanne, o artista de Aix-en-Provence, e sua influência sobre artistas da arte moderna. Toulouse-Lautrec, o mundo novo da arte gráfica e a irreverência de seus pastéis e óleos. Seurat e o nascimento do Pontilhismo, uma nova maneira de ver a pintura.

09 SET > SIMBOLISMO E OS NABIS

Com grande influência da literatura simbolista francesa, a pintura europeia viu acontecer uma revolução onírica na temática de seus trabalhos. Alguns artistas influenciados por Gauguin, como Vuillard e Bonnard, formaram um grupo de coloristas singulares chamados Nabis.

16 SET > PRÉ-RAFAELITAS E A PINTURA ACADÊMICA

Um grupo de pintores ingleses, entre eles Dante Gabriel Rossetti, William Hunt e Everett Millais, formou a Irmandade Pré-Rafaelita de pintura. Na mesma época, a Escola de Belas Artes apresentava pintores como Cabanel e Bouguereau.

23 SET > URBANISMO, ARQUITETURA DO FERRO E DO VIDRO E ECLETISMO

Paris e o modelo da nova cidade. A reforma de Haussmann e a problemática da metrópole. O surgimento de novos materiais e a arquitetura do ferro e do vidro na Europa e no mundo.

30 SET > ARTS & CRAFTS E O ART NOUVEAU

O movimento Arts & Crafts e a utopia de um pequeno grupo na Inglaterra, liderado por William Morris. Na Bélgica, o nascimento do Art Nouveau, com a linha serpentina de Victor Horta.

07 OUT > ÉCOLE DE NANCY O polo industrial de fabricação de móveis e vidros de Nancy. A Escola que se consolidou na cidade com artistas como Gallé, Majorelle e Gruber.

14 OUT > ANTONI GAUDÍ

O movimento modernista em Barcelona e a obra arquitetônica de Antoni Gaudí.

21 OUT > SECESSÃO AUSTRÍACA E GUSTAV KLIMT

A obra singular dos artistas da Viena de 1900. Gustav Klimt e os integrantes da Wiener Werskstätte, como Josef Hoffmann e Koloman Moser.

HÉLIO DIAS FERREIRA. Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizados na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.

SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 20H

Foto de Divulgação