Durante a live, Humberto vai contar sobre ideias que se transformam em objetos, sobre um fazer-olhar que vê uma coisa para além daquilo que ela é, transformando-a naquilo que ela poderia tornar-se. A mediação será de Inaê Coutinho, coordenadora de projetos do Instituto Arte na Escola.
Os irmãos Campana – Humberto e Fernando – têm mais de 35 anos de carreira e desafiam a mesmice do cotidiano com uma produção vibrante, nos convidando para conhecer mais sobre o mundo do design, com poesia, encantamento e irreverência. A matéria – enfeitiçada pelo pensar e pelo fazer do artista – vira linguagem para eles. Desde suas primeiras produções, a dupla investiga o contraste e o choque de materiais, utilizando a forma como um jogo lúdico entre a obra e o público, do estranhamento à curiosidade. Humberto e Fernando Campana têm espaço em grandes museus no exterior, como o Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, e o Centre Georges Pompidou, em Paris.
Esta será a terceira de uma série de lives sobre Processo de Criação que o Instituto Arte na Escola fará em 2021. Ao longo do ano serão abordadas diferentes linguagens, sempre discutindo o trabalho de artistas contemporâneos brasileiros como referências estéticas, criativas e educativas.
SERVIÇO:
Live “Processos de Criação dos Irmãos Campana: Poéticas da Matéria e da Forma”
23 de fevereiro, terça-feira
15 horas (horário de Brasília)
youtube.com/institutoartenaescola
Inscrições: bit.ly/liveIAE_campana (todos os inscritos receberão certificado de participação)
Sobre o Instituto Arte na Escola – Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira. Defende que a arte é um objeto do saber, que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à autoexpressão e à criatividade. Desde 1989, promove de formação continuada para professores do Brasil por meio de quatro iniciativas permanentes: organização de polos em universidades que formam a Rede Arte na Escola; parcerias e projetos aprovados em leis de incentivo; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores e realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã.