O livro “ Zanini de Zanine – edições limitadas” apresenta cerca de 40 peças produzidas com madeira de reúso, no atelier do designer, no bairro do Anil, no Rio de Janeiro. As peças são vistas em série, podendo notar fases diversas do trabalho, a partir de soluções e elementos recorrentes que são incorporados por Zanini.

O lançamento será na IDA, feira de design art que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro no Píer Mauá, com texto assinado por Maria Cecilia Loschiavo e ensaio fotográfico de Andre Nazareth.

No livro, Loschiavo ressalta a qualidade pelo produto feito à mão: “Esta experiência dos vários tempos e da diversidade de técnicas do trabalho com a madeira, em peças de tiragem limitada, despertou grande interesse internacional entre colecionadores, casas de leilões e num refinado mercado que rapidamente prestigiou o trabalho de Zanini, como ocorreu na série limitada Inflated Wood, em 2011 na Itália”. “O trabalho de Zanini de Zanine combina a apropriação criativa de materiais com parâmetros de projeto, critérios de conforto, de postura, de ergonomia, de estética fundamentais para a vida cotidiana”, complementa.

A autora investiga a relação do trabalho artesanal de Zanini com o produzido por seu pai, José Zanini Caldas, nas décadas de 70 e 80. E Zanini conta que: “As primeiras peças do atelier foram feitas a partir de colunas, vigas, escadas, peças substituídas de casas projetadas por meu pai. Essas casas tinham a manutenção feita pelo Reduzino, que quando detectava algum problema de má conservação trocava a peça e esta, sem mais uso, era guardada por ele. Então quando eu o reencontrei me deparei com um lote de antigas peças de ótimas espécies paradas em seu terreno. Dai propus que começássemos a construir móveis com essas madeiras. É interessante que meu pai usava muito peças de demolição de antigas fazendas, então este muitas vezes já é o terceiro uso delas.”

Zanini de Zanine – edições limitadas

Editora Olhares

Preço de capa: R$ 120

Formato: 24 x 31cm / capa dura

Numero de paginas: 112

Textos em português e inglês

 

Serviço IDA 2015

Data: 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público

Preview para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)

Horários: quarta a sábado de 13h às 21h. Domingo de 13h às 19h

Ingressos: R$ 30,00 IDA + ArtRio

Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada pelo Armazém 1

O ingresso dá acesso à ArtRio e à IDA.

Alimentação no evento: Hareburger, SudDog, Nhac (massa), Tapí (tapioca), Vespa, Já é, Comida Móvel, Cevicheria

Não haverá serviço de valet no local.

Shuttle exclusivo do evento: Cinelândia – Praça Mauá

Pontos: Praça Mahatma Gandhi e entrada do Armazém 1

Início às 13h e término às 22h. No domingo término às 19h

O evento não possui estacionamento próprio

Estação próxima do Metrô: Cinelândia