Um casal sem filhos (Rafaella, 35 anos, é química; Leandro, 39 anos, é servidor público federal) decidiu comprar um novo apartamento, na planta, em Santa Rosa (bairro no município de Niterói, RJ), para se mudar. Assim que receberam as chaves da construtora, a primeira providência foi encomendar à arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura (@ikedarquitetura), um projeto focado na área social e na cozinha, que representam 31m2 dos 118m2 de área total do imóvel. “A planta original já possuía uma cozinha americana. Os clientes pediram para manter essa integração com a sala e acrescentar um design diferenciado. Além disso, eles também pediram um fechamento com porta entre a área social e íntima para terem mais privacidade nos quartos quando tivessem visitas em casa”, conta Ikeda.
No projeto de reforma, o escritório mudou o layout de parte da planta original, demolindo, por exemplo, as alvenarias da despensa para ampliar a cozinha, já que era mais interessante ganhar espaço nela do que manter um local separado para armazenamento.
Na decoração, que segue um estilo contemporâneo atemporal, por se tratar de um apartamento relativamente compacto, a arquiteta adotou uma paleta de cores neutras, com estética limpa e iluminação suave para trazer a essência do conforto e equilibrar os materiais de acabamento escolhidos. “Usamos cores claras para criar ambientes bem iluminados e aumentar a sensação de amplitude, a exemplo do piso de porcelanato no padrão mármore calacata, com paginação contínua por toda a área de projeto. Já no acabamento da marcenaria, mesclamos a cor branca com madeira, num tom mais quente, para acrescentar um toque de aconchego”, descreve Ikeda. “Também pontuamos a decoração com adornos e acessórios em tons terrosos para não quebrar a predominância da neutralidade”, acrescenta.
No projeto, a arquiteta destaca ainda a divisória com rack e tv acoplados, desenhada pelo escritório e executada em marcenaria com serralheria, e o painel da sala de jantar que mimetiza a porta de correr que dá acesso à área íntima do apartamento.
“O maior desafio desse projeto foi driblar um pilar escondido que encontramos no meio da etapa de demolição e nos obrigou a fazer uma alteração de última hora no layout”, conclui Ikeda.
- Nome do fotógrafo: Luiza Schreier (@LuizaSchreier.ArchPhoto)
- Produção visual: @Alla.Conceito