Se comer bem é um dos grandes prazeres da vida, comer envolto de uma bela decoração é ainda melhor. E alguns restaurantes e bares cariocas levam isso tão a sério que apostam em um décor cheio de surpresas e na iluminação temática. O Radar Decoração conferiu alguns estabelecimentos que têm luminárias super originais, de dar água na boca e encher os olhos.

No La Fiducia Bistrô, que fica no Hotel Sol Ipanema, a decoração é assinada pelo arquiteto Jairo de Sender, que criou um ambiente clean, moderno e aconchegante. Logo na chegada, é possível visualizar fotografias antigas da cidade, além dos charmosos lustres, que são arranjados com utensílios de cozinha, como pratos, xícaras e taças. A vista completa o deslumbre.

Nos três andares da recém inaugurada Eccellenza Pizzaria, também em Ipanema, o vinho é o tema da decoração. No salão do primeiro andar, um enorme painel com iluminação direta, feita com fundos de garrafas de vinhos, chama a atenção. Nos banheiros as pias são feitas de barricas de vinho e os degraus da escada são ornamentados com imagens de rolhas. “O vinho agrega valor e sabor às pizzas. Além de eu adorar!”, diz Floriano Abinader, sócio da casa, que contou com a arquiteta Andréa Fiorini na concepção e execução do projeto.

As garrafas de vinho também foram usadas de forma criativa na Prima Bruschetteria. Com ambiente descontraído projetado pelos arquitetos Marcelo Jardim e Tiago Freire, da Oficina Par, o bar italiano teve todos os detalhes muito bem pensados, mas as estrelas do décor são as luminárias feitas com fundo de garrafa e a parede em ladrilho hidráulico xadrez, imitando um papel parede.

No recém-inaugurado Volta, no Jardim Botânico, o projeto arquitetônico é de Chicô Gouvea e a iluminação tem a assinatura de ninguém menos que Maneco Quinderé. O mobiliário dos anos 1950/60, com peças como um guarda louça de madeira e poltronas de pé-palito, divide espaço com mesas e cadeiras coloridas em estilo retrô. As luminárias criadas por Maneco foram feitas com bules, xícaras e pratos esmaltados, formando verdadeiras esculturas. A arte está presente também no mural em grafite feito pelo artista plástico Mateu Velasco, em uma das paredes da casa.

Já no gastrobar Crustô, em Ipanema, a decoração foi feita por Flo Monti e Daniel Bo, da 02 Gatos. Eles capricharam nas luminárias, que aparecem nas versões chapéu com maçã, mão de manequim e arranjo de garrafas, com muita criatividade e irreverência.

 

Fotos: Divulgação/ Alexander Landau/ Tomás Rangel/ Priscila Jammal