Segundo matéria do caderno Rio, “No número 56 da Rua dos Topázios, em Rocha Miranda, o filme é antigo e triste: o casarão onde funcionava o Cine Guaraci, inaugurado em 1953 e tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, está abandonado há mais de 20 anos. A fachada, pichada, foi tomada por cartazes e grades com mercadorias de vendedores ambulantes. O interior do imóvel de dois andares, outrora cheios de blocos de Mármore de Carrara e ligados por uma escadaria com corrimão em bronze, encontrase caindo aos pedaços, tomado por lixo, ratos e morcegos. Um projeto em tramitação na Câmara Municipal tem como objetivo mudar essa triste situação, por meio do destombamento parcial do imóvel para fins comerciais.

— Acho importante manter a fachada, mas o prédio está em frangalhos. É um absurdo ficar parado, podendo ser revitalizado e virar um comércio, gerar empregos — afirma o vereador Jair da Mendes Gomes (PMN), autor da proposta.

Ex-lanterninha do Cine Guaraci e morador de longa data de Rocha Miranda, Severino Otílio, de 64 anos, lembra com carinho que foi ali que viu muitos dos filmes de Bruce Lee, com a sala de 1.300 lugares lotada.

— As filas para entrar no cinema davam voltas na calçada. É uma pena ver o Guaraci assim, deteriorado.

Dono há 35 anos de uma lanchonete que fica em frente ao casarão, Roberto da Silva conta, orgulhoso, que assistiu a “Rambo” no Guaraci. A memória afetiva o emociona, a vontade de ver outros filmes no local é enorme, mas ele concorda com a proposta do destombamento do imóvel para outros fins”. Leia mais no jornal O Globo.

Fonte: O Globo/ Rio/ Por natália Boere/ 11/05/17