A Florense, loja de móveis de alto padrão, destaca-se não apenas pelos produtos que fabrica mas também no quesito showroom: um luxo. A filial da Barra, loja modelo da Florense, no CasaShopping, abriga agora novo espaço reproduzindo a área corporativa de uma empresa e leva a assinatura da arquiteta Izabela Lessa.

Seguindo a tendência mundial do mundo corporativo, o projeto proporciona o máximo de integração entre os ambientes de trabalho para aumentar a troca de informações. As divisórias só aparecem para delimitar áreas de diretoria. E, mesmo assim, são de vidro leitoso, o que não impede a comunicação visual entre os espaços. Nada é muito setoriado. Logo na recepção, breezes feitos de peças verticais em madeira laqueada de branco, delimitam a área, sem impedir que quem ali esteja enxergue a profundidade do escritório.

A mesa de reuniões é redonda e quebra um pouco a formalidade do ambiente. Assim como a linha de cadeiras escolhidas para estarem em torno dela. Fabricada pela própria Florense, a Ocean tem design contemporâneo e não é uma cadeira de escritório; é da linha residencial da loja. O que confere um ar um pouco mais despojado.

O projeto procura reproduzir uma atmosfera de um escritório real. E ficou tudo tão perfeito que a Florense usa o escritório como tal. A área onde há computadores é utilizada pelos vendedores para criar os projetos. E a mesa de reuniões também é usada para um bate-papo com os clientes.

O piso, de mármore travertino claro, confere ao ambiente um ar sofisticado, clean e sólido. O mesmo mármore foi escolhido para as paredes. Com exceção de uma delas, cor cinza chumbo, onde se vê o mapa da Barra da Tijuca (com a indicação da localização da loja). Quem passa por ali, é claro, fica entretido, tentando encontrar lugares conhecidos na plotagem gigante. Há ainda uma sala com uma mesa grande, para reuniões e treinamentos. E espalhadas pelo super escritório estão obras de arte de Rubens Ludolf, Adolph Cerveny e Antonio Manuel, todas da HAP galeria, de Heloisa Amaral Peixoto.

Fotos: MCA Estúdio