As arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, da Brise Arquitetura, foram convidadas para desenvolver, a toque de caixa, um projeto de repaginação completa dos vestiários do Jockey Club do Rio de Janeiro, que totalizam 510 metros quadrados. As chuvas de fevereiro do ano passado que castigaram o Rio e inundaram o Jockey, destruíram os vestiários do clube, que precisaram ser interditados após receberem mais de uma metro de lama. A ideia inicial da diretoria do clube de fazer uma obra de limpeza e restaurar o que já existia acabou ganhando um novo rumo, para lá de chique. (foto de capa, o novo vestiário feminino do Jockey).
O resultado final acaba de ser entregue aos sócios do clube. “Finalizamos a execução do projeto exatamente um ano após o trágico temporal”, relembra a arquiteta Bitty.
Acima, o novo vestiário feminino do Jockey Club: O destaque da área feminina são os dois balanços de vime, o grande painel de parede que reproduz uma mata tropical, a extensa bancada com função de penteadeira e as portas pintadas de verde.
Como os vestiários ficam numa área subterrânea do clube, bem embaixo da piscina, as arquitetas se cercaram de cuidados especiais para evitar novos transtornos causados pela chuva. Elas usaram, por exemplo, o mínimo de marcenaria possível e deixaram a maioria dos itens suspensos, como as portas dos reservados, os bancos, os balanços de vime e os armários (lockers), que ficam apoiados sobre socos de alvenaria. Para preservar a segurança dos sócios, o piso ganhou revestimentos antiderrapantes, como porcelanatos e deques removíveis. Já a iluminação é bem suave, com clima aconchegante. “Como os vestiários ficam no Jockey, desenhamos portas que lembram cocheiras, porém coloridas para dar um toque mais moderno”, acrescenta a arquiteta Cecília.
Acima, o novo vestiário masculino do Jockey Club: chamam a atenção o painel de azulejos com estampa gráfica de inspiração modernista, os portões de metal preto de estilo industrial e as portas pintadas de azul clássico.
Acima, o novo vestiário infantil do Jockey Club: repleto de adesivos criados pela ilustradora Mariana Massarani (uma das palmeiras tem medição de altura para as crianças se divertirem!), o grande pufe laranja posicionado no centro do espaço faz contraste com azulejos e portas em tons de turquesa.