Depois de expor em museus e galerias de arte e fazer interferências urbanas em diversas cidades no mundo, o jovem artista plástico português Alexandre Farto expõe seu trabalho, a partir desta quinta-feira, dia 25, na galeria Clark Art Center, em Botafogo. Batizada de Fragmentos, a exposição individual contará com 15 trabalhos inéditos e faz parte do calendário oficial de eventos comemorativos do Ano de Portugal no Brasil.

Nascido em Lisboa, Alexandre Farto tem sua raiz artística no graffiti/street art e desde os 13 anos assina seus trabalhos como Vhils. Considerado referência mundial em arte urbana e comparado com o artista Banksy, grande lenda britânica, nos últimos anos tornou-se pioneiro na técnica de “escavar superfícies” e famoso por estampar imagens (a maioria de rostos desconhecidos com grandes dimensões) com uso de martelo, espátula, cinzel, furadeira e, até mesmo, explosivos sobre superfícies, seja quebrando ou raspando muros, portas e cartazes publicitários.

E como Farto não abre mão de deixar sua marca nas cidades por onde passa através de interferências urbanas, no Rio não será diferente. Além de apresentar 15 obras na Clark Art Center, fez interferências na fachada da própria galeria e em três espaços públicos da vizinha Copacabana: Comunidade dos Tabajaras, onde também será realizada uma oficina com a participação dos jovens moradores, prédio próximo à estação do metrô Siqueira Campos e arcos do Túnel Velho. Produzidos em materiais como papel (proveniente de cartazes publicitários), madeira (reaproveitada de portas antigas garimpadas pela cidade) e parede, todos os trabalhos expostos na Clark Art Center estarão à venda. Um dos destaques será o muro com superfície escavada, medindo 1,80 x 1,40m.

 

Exposição “FRAGMENTOS”:

Local: CLARK ART CENTER (Rua Teresa Guimarães, 35 – Botafogo).Tel.: 2531-1837

Coquetel de inauguração: nesta quinta-feira, dia 25 de abril, às 19h.

Visitação: de 26 de abril a 26 de maio, sempre de 5ª a domingo, das 14h às 19h. Entrada gratuita.

Fotos de Divulgação