o Atelier Fernando Mendes apresenta inéditos e reedições de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes em São Paulo entre os dias 12 e 14 de agosto, com objetos dos designers Sergio Rodrigues e Fernando Mendes.
A mostra conta com três móveis inéditos de Sergio Rodrigues, recuperados através do Instituto Sergio Rodrigues, além da reedição de dois objetos do designer desenhados há cerca de 50 anos. Já Fernando Mendes apresentará cinco objetos, todos inéditos. A mostra faz parte da programação do DW!, evento que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração e urbanismo.
A atuação do Instituto Sergio Rodrigues na organização de todo o registro físico (projetos, desenhos e fotografias) da obra do mestre trouxe algumas surpresas: peças inéditas cujos desenhos não chegaram a se transformar sequer em protótipos. É o caso da cadeira “Gaia”, nunca montada anteriormente e que ganha seu primeiro protótipo. Além dela, a poltrona leve “Renata” foi originalmente desenhada para o pequeno cinema de um pavilhão de entretenimento localizado na Fazenda do Cachoeirão, no sul de Minas Gerais. As fotografias de época encontradas no Instituto Sergio Rodrigues e a estrutura remanescente possibilitaram o resgate do projeto que aparece pela primeira vez para o mercado. Outra reedição é a poltrona “Vivi”, lançada em 1962 pela Oca.
“Editar esses lançamentos é uma pequena viagem que percorre cerca de 40 anos de criações do Sergio Rodrigues, é uma oportunidade de acompanhar a evolução do design de Sergio observando os elementos que foram sendo agregados a um vasto repertório formal e elementos essenciais que sempre estiveram presentes em sua obra,
Atelier Fernando Mendes| Lançamentos 2016 @ Coletivo Amor de Madre
Abertura: 09 de agosto, às 19h30, para convidados
Período expositivo: de 12 a 14 de agosto
Endereço: R. Estados Unidos, 2174 – Jardim Paulista, São Paulo
Horário de funcionamento: das 11h às 19h
Entrada franca e livre