Uma casa de férias e fim de semana para uma família em Itaipava que fosse compacta e de fácil manutenção. Esse foi o pedido dos proprietários aos arquitetos José Severiano e Leandro Tratch nesse projeto que é o destaque da vez na série “Entregando as Chaves”. Nos 385 metros quadrados de área construída e 110 na área do pavilhão e piscina, a dupla mesclou o ar acolhedor das antigas fazendas com a contemporaneidade da tecnologia. “Um bom exemplo disso é o pé direito alto que foi trabalhado junto com o vão livre da sala de estar. A ausência de pilares neste ambiente só foi possível pois a estrutura de madeira aparente do telhado foi mesclada, nos seus maiores vãos, com vigas metálicas encapadas de madeira”, contam eles.

Na escolha dos materiais José Severiano e Leandro Tratch afirmam ter priorizado a mistura de materiais rústicos naturais com materiais modernos, para dar mais conforto à família. “Um grande exemplo são as esquadrias externas. Trabalhamos com as janelas de PVC na parte interna e com janelas de madeira tipo veneziana na parte externa. A janela de PVC proporciona conforto térmico total e vedação, enquanto a janela de madeira promove a ventilação e, neste modelo, nos remete às antigas janelas de fazenda”, destacam os arquitetos. A borda da piscina em granito serrado é antiderrapante e fica junto ao piso antitérmico do pavilhão, o que permite que o morador possa caminhar em volta da piscina descalço e não queimar os pés.

“O resultado foi ótimo. É uma casa de serra diferenciada, confortável, É imponente, mas ao mesmo tempo acolhedora”, finalizam.